segunda-feira, 25 de junho de 2012

Neutrinos não são mais rápidos que a luz, confirma Cern

Neutrinos não são mais rápidos que a luz, confirma Cern

DA EFE


O Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear) confirmou na última sexta-feira (8) que as partículas elementares chamadas neutrinos não se deslocam mais rápido do que a luz.
"Os neutrinos enviados do laboratório de Gran Sasso (Itália) respeitam o limite de velocidade cósmica", afirmou o diretor de pesquisa do Cern, Sergio Bertolucci, na Conferência Internacional sobre Física e Astrofísica dos Neutrinos em Kyoto, informou o órgão em nota oficial.
"Os quatro experimentos feitos em Gran Sasso (Borexino, Icarus, LVD e Opera) mediram uma velocidade dos neutrinos comparada à velocidade da luz. Isso põe em evidência que os resultados captados pelo Opera em setembro podem ser atribuídos a um erro no sistema de medição de seu sistema de fibra óptica", afirmou Bertolucci.
Esta confirmação descarta definitivamente os resultados anunciados em setembro do ano passado e que surpreenderam o mundo.
Na ocasião, foi divulgado que os neutrinos enviados do laboratório subterrâneo do Cern em Genebra ao de Gran Sasso levaram 60 nanossegundos a menos do que a luz para percorrer a distância de 732 quilômetros.
"Apesar de este resultado não ser tão interessante como alguns queriam, no fundo é o que todos esperávamos", admitiu o pesquisador.
"O fato chamou a atenção do público, e deu às pessoas a oportunidade de ver o método científico em ação, um inesperado resultado pôs o estudo sob olhar público e permitiu a colaboração de diferentes experimentos para verificar os resultados. Assim é como a ciência avança", concluiu.
Após as surpreendentes primeiras informações de que os neutrinos tinham viajado a uma velocidade superior à da luz em 20 partes por milhão, o Cern reagiu com prudência e pediu imediatamente novas medições independentes.
Em março, o Cern havia anunciado que os resultados obtidos pelos novos experimentos refutavam a ideia de que os neutrinos tinham viajado mais rápido que a luz, mas anunciou que a conclusão seria anunciada dois meses depois, o que hoje foi confirmado definitivamente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...