quinta-feira, 12 de julho de 2012

Telescópio espacial encontra quinta lua em torno de Plutão

Do G1, com informações da AFP

Plutão (Foto: MR Showalter/ESA/Hubble/AFP) 
 
P5, a lua recém-descoberta, aparece destacada por um círculo verde. A faixa escura no centro se deve ao longo tempo de exposição usado para registrar a imagem (Foto: MR Showalter/ESA/Hubble/AFP)
 
Uma equipe internacional de astrônomos anunciou nesta quarta-feira (11) a descoberta de uma quinta lua na órbita de Plutão. O achado foi conseguido com observações do telescópio espacial Hubble, projeto da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

O satélite, identificado por imagens feitas no fim de junho e no começo de junho, recebeu o nome provisório de P5. Plutão, que já foi considerado o planeta mais distante do Sol, hoje é tido como um planeta-anão.
A lua recém-encontrada tem um formato irregular, e seu diâmetro varia entre 10 km e 25 km. Ela gira em torno de Plutão, a cerca de 95 mil km do planeta-anão.

Essa é a quarta lua descoberta pelo Hubble na órbita de Plutão. Em 2006, o telescópio viu os satélites Nix e Hidra. Em 2011, foi encontrada mais uma lua, ainda provisoriamente chamada de P4. Caronte, a maior lua de Plutão, já era conhecida desde 1978.

Os pesquisadores agora querem entender como um corpo celeste tão pequeno quanto Plutão pode ter tantos satélites em sua órbita. Até o momento, a hipótese mais aceita é de que essas luas sejam o resultado de colisões entre Plutão e outros objetos situados no cinturão de Kuiper.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...