quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Destaques do mês de Agosto

Destaques do mês de Agosto


 

 

1 a 10 de agosto:

 

Observe o planeta Júpiter junto ao aglomerado estelar aberto das Híades, situado na constelação de Taurus (o Touro), e À estrela Aldebaran (Alpha Tauri), a partir das 2h, a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.

 

5 a 25 de agosto:

 

Observe as belas configurações proporcionadas pelos planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vistas ao anoitecer, à meia-altura, a oeste (O). Ao longo deste período, note que o planeta Marte passará, aparentemente, entre Spica e Saturno. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

9 a 18 de agosto:

 

Mercúrio encontra-se em boas posições para a observação, junto ao horizonte és-nordeste (ENE), no final da madrugada. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

 

 

 

4 de agosto - sábado:

 

Máxima atividade do radiante austral da chuva de meteoros  Iota-Aquarídea ou Iota-Aquárida.

 

8 de agosto - sábado:

 

Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros  Delta-Aquarídea ou Delta-Aquárida.

 

10 de agosto - sexta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir da 1h 50min, a és-nordeste (ENE). Observe o aglomerado um pouco abaixo da Lua. Veja a olho nu ou por binóculo.

 

11 de agosto - sábado:

 

Observe a Lua entre os aglomerados abertos da Híades e das Plêiades (M 45), ambos situados na constelação de Taurus (o Touro), a partir das 2h 25min, a és-nordeste (ENE). O brilhante planeta Júpiter está um pouco mais próximo ao horizonte, abaixo da Lua. Júpiter, a Lua e a estrela Aldebaran (Alpha Tauri) formam, nesta madrugada, um elo triângulo. Veja a olho nu ou por binóculo.

 

12 de agosto - domingo:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, situado um pouco acima da Lua, vista a és-nordeste (ENE) a partir das 2h 45min. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

12 de agosto - domingo:

 

Máxima atividade do radiante da chuva de meteoros  Persêida. Em 2012 as maiores taxas de meteoros devem ocorrer entre as 4h e as 16h 30min do dia 12 de agosto.

 

13 de agosto - segunda-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, situado um pouco abaixo da Lua, vista a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

14 de agosto - terça-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, situado um pouco acima da Lua, vista a partir das 4h 15min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

14 de agosto - terça-feira:

 

Bela configuração entre a estrela Spica (Alpha Virginis) e os planetas Marte e Saturno, vista ao anoitecer, à meia-altura, a oeste (O). Os três astros estão alinhados no céu, com Spica à esquerda, Marte ao centro e Saturno À direita. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

15 de agosto - quarta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, situado um pouco abaixo da Lua, vista a partir das 5h 15min és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

15 de agosto - quarta-feira:

 

Elongação máxima oeste do planeta Vênus (vista de madrugada) a és-nordeste (ENE). Neste dia, Vênus está a 45º 48' a oeste do Sol. Excelente época para vermos a "Estrela D'Alva". Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.

 

16 de agosto - quinta-feira:

 

Elongação máxima oeste do planeta Mercúrio (vista de madrugada) a és-nordeste (ENE). Neste dia, Mercúrio está a 18º 42' a oeste do Sol. Excelente época para vermos o "Mensageiro dos Deuses". Observe a olho nu, por binóculo ou telescópio.

 

16 de agosto - quinta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, situado à esquerda da Lua, vista a partir das 5h 15min és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

17 de agosto - sexta-feira:

 

Máxima atividade do radiante da chuva de meteoros  Kappa-Cygnídea.

 

18 de agosto - sábado:

 

Bela configuração entre o planeta Mercúrio e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista pouco antes do nascer do Sol a és-nordeste (ENE). Observe por binóculo ou por telescópio.

 

19 de agosto - domingo:

 

Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros  Iota-Aquarídea ou Iota-Aquárida.

 

21 de agosto - terça-feira:

 

Bela configuração entre a Lua, os planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). Spica, a brilhante estrela situada ao lado da Lua, forma com os dois planetas um belo triângulo, com Marte ocupando o vértice superior. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

22 de agosto - quarta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua, os planetas Marte e Saturno e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). A Lua encontra-se acima dos três astros que formam um belo triângulo, com Marte ocupando o vértice superior e Saturno o vértice inferior à direita. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

24 de agosto - sexta-feira:

 

Oposição do planeta Netuno (em relação ao Sol). Neste dia, Netuno nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece visível a noite inteira. Excelente época para tentarmos ver o mais distante dos planetas. Observe por telescópio.

 

24 de agosto - sexta-feira:

 

Veja a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius ( o Escorpião), no início da noite, no alto do céu. Note a brilhante estrela Antares (Alpha Scorpii) ao sul da Lua. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

28 de agosto - terça-feira:

 

Máxima atividade do radiante boreal da chuva de meteoros  Alpha-Aurigídea ou Alpha-Aurígida.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...