quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nasa divulga primeira imagem aérea de tempestade tropical em formação

Avião não tripulado sobrevoou área de formação de tempestades no mar.
Missão HS3 foi feita para estudar origem de furacões.

Do G1, em São Paulo

Avião da Nasa sobrevoa tempestade em formação no Atlântico (Foto: Nasa) 
Avião da Nasa sobrevoa tempestade em formação no Atlântico (Foto: Nasa)
 
A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou nesta terça-feira (11) as primeiras fotos feitas pelo avião Global Hawk do alto de uma tempestade tropical. A aeronave não tripulada foi adaptada pela Nasa para sobrevoar furacões e tempestades tropicais e fazer novos estudos desses fenômenos, em uma missão conhecida como HS3.

O avião fez seu voo inaugural no dia 7, quando partiu da Califórnia, atravessou o país, sobrevoou um furacão no Atlântico e pousou na Virgínia, na costa leste. Nesta terça, ele voltou a decolar para estudar a depressão tropical 14, que está em formação no Oceano Atlântico e deve se tornar uma tempestade tropical nos próximos dias.

O Global Hawk não é tripulado, e seu controle é feito por pilotos em terra. A aeronave ultrapassa os 18 mil metros de altitude e consegue voar por até 28 horas seguidas. Os principais objetos de estudo são a formação e as mudanças na intensidade dos furacões e das tempestades tropicais, por meio de fatores como vento, temperatura, vapor d’água e gotículas de chuva suspensas no ar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...