sábado, 6 de outubro de 2012

Nebulosa Elmo de Thor é observada por supertelescópio no norte do Chile

Objeto fica a 15 mil anos-luz da Terra, na constelação do Cão Maior.
Divulgação marca os 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO).

Do G1, em São Paulo

A Nebulosa Elmo de Thor foi observada nesta quinta-feira (5) pelo supertelescópio óptico mais avançado do mundo, o Very Large Telescope (VLT), que fica em Cerro Paranal, no norte do Chile. O objeto, também conhecido pela sigla NGC 2359, está a 15 mil anos-luz da Terra, na constelação do Cão Maior.

Essa grande bolha de poeira cósmica em forma de capacete se desloca à medida que sopra o vento em volta da estrela brilhante no centro da imagem. O gás contido na nebulosa também é aquecido pela radiação emitida por esse astro. Cada cor simboliza um elemento diferente do gás.

Nebulosa Elmo de Thor (Foto: ESO/Divulgação) 
 
Nebulosa Elmo de Thor é captada pelo telescópio terrestre mais avançado do mundo
 (Foto: ESO/Divulgação)
 
As fotos da NGC 2359 foram divulgadas no dia do aniversário de 50 anos do Observatório Europeu do Sul (ESO), que opera o VLT e é considerado o observatório astronômico terrestre mais produtivo do mundo, do qual fazem parte 15 estados-membros.

Na manhã desta quinta, foram feitas observações a pedido do público, que olhou o céu pelo espelho principal de 8,2 metros de diâmetro do telescópio. A vencedora de um concurso de aniversário do ESO, Brigitte Bailleul, escolheu admirar a Nebulosa Elmo de Thor, e as imagens foram transmitidas ao vivo pela internet.
Nebulosa (Foto: ESO/Divulgação) 
Vista de um campo amplo do céu em torno da nebulosa, que fica a 15 mil anos-luz 
(Foto: ESO/Divulgação)
 
Além da unidade em Cerro Paranal, o ESO opera nas localidades de La Silla e no Planalto de Chajnantor, também na região do deserto do Atacama. Nesse último lugar, está sendo construído um telescópio que promete revolucionar a astronomia, chamado Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array (Alma).

Esse novo projeto é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com o Chile. O Alma deve ter 66 antenas de alta precisão, e a construção deve terminar em 2013.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...