quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Telescópio Alma encontra curioso espiral ao redor de estrela gigante

Do G1, em São Paulo

Pesquisadores descobriram uma estrutura espiral de gás ao redor da estrela gigante vermelha R Sculptoris, considerada uma estrela do ramo gigante assimptótico (AGB).

A imagem foi captada por cientistas graças ao telescópio Alma, que ainda não está em pleno funcionamento, e integra o Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto internacional que conta com participação brasileira.

De acordo com o estudo publicado na versão online da revista “Nature” desta quarta-feira (10), isso pode signicar a provável existência de uma segunda estrela, antes não vista, orbitando a primeira estrela.

No final de suas vidas, estrelas AGB, com massas superiores até oito vezes à massa do Sol, se tornam gigantes vermelhas e perdem uma grande quantidade de massa devido ao vento estelar denso. Essa massa de poeira e gás expelida é um dos principais contribuintes para a formação das futuras gerações de estrelas, sistemas planetários e, posteriormente, para a vida. O Sol, eventualmente, deve evoluir para uma AGB, de acordo com o estudo.



Imagem feita pelo telescópio Alma mostra camada de gás e poeira ao redor da estrela vermelha gigante R Sculptoris (Foto: Telescópio Alma/ESO) 
Imagem feita pelo telescópio Alma mostra camada de gás e poeira ao redor da estrela vermelha gigante R Sculptoris (Foto: Telescópio Alma/ESO)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...