quinta-feira, 1 de novembro de 2012

'Caçadores' de meteoritos acham objeto de 300 kg no oeste da Polônia

Fragmento de metal tem forma de cone e foi achado no dia 25 de outubro.
Cientistas acreditam que meteorito tenha caído sobre a Terra há 5 mil anos.

Da AFP

Geólogos poloneses encontraram o maior meteorito já descoberto no Leste Europeu, com 300 quilos e o formato de um cone. O objeto foi detectado no dia 25 de outubro, a dois metros de profundidade, e o anúncio foi feito na quarta-feira (31).

Os cientistas que examinaram o meteorito na Universidade de Poznan, no oeste da Polônia, acreditam que ele caiu sobre a Terra há 5 mil anos e é composto principalmente de ferro, com rastros de níquel. A expectativa dos pesquisadores é que esse fragmento ajude a entender a composição da camada interna da superfície do nosso planeta.

Meteoro (Foto: Jakub Kaczmarczyk/PAP/AFP) 
Jornalistas fotografam o maior meteoro já achado na Polônia, em Poznan
 (Foto: Jakub Kaczmarczyk/PAP/AFP)
 
"Sabemos que o córtex terrestre é composto por ferro, mas não podemos estudá-lo. Aqui temos um 'convidado' do espaço exterior que é similar em sua estrutura, e podemos examiná-lo facilmente", declarou o professor Andrzej Miszynski em Poznan, onde a descoberta foi divulgada.

O exame do meteorito "pode ampliar os conhecimentos sobre a origem do Universo", declarou o professor Mizynski, citado pela agência polonesa PAP.

Dois geólogos "caçadores" de meteoritos, Magdalena Skirzewska e Lukasz Smula, usaram um detector eletromagnético para encontrar o objeto na reserva de meteoritos de Morasko, ao norte da cidade de Poznan. Segudo Miszynski, "trata-se da descoberta mais importante do tipo nessa parte da Europa".

Até agora, cerca de 1.500 quilos de meteoritos menores foram encontrados na reserva de Morasko, criada em 1976 – mas desde 1914 já haviam sido achados objetos desse tipo no local.

O até então maior meteorito da Polônia pesa 164 kg e foi encontrado em 2006, na mesma reserva. O maior objeto do mundo, chamado Hoba e localizado na Namíbia, África, pesa mais de 60 toneladas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...