segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Galáxia superfina e plana é registrada pelo telescópio Hubble da Nasa

C 2233 fica na constelação do Lince, a 40 milhões de anos-luz da Terra.
Sistema de estrelas tem perfil diferente das galáxias espirais normais.

Do G1, em São Paulo

O telescópio Hubble, da Nasa, encontrou uma espécie de "agulha no palheiro" do espaço: a galáxia espiral IC 2233, uma das mais planas já conhecidas pelos astrônomos.

Esse sistema de estrelas, localizado na constelação do Lince, a 40 milhões de anos-luz da Terra, está longe de ser normal. Isso porque ele é superfino, com um diâmetro pelo menos dez vezes maior que sua espessura.

Além disso, a IC 2233 – descoberta em 1894 pelo astrônomo inglês Isaac Roberts – tem um brilho fraco e quase não apresenta nenhuma saliência.

Hubble galáxia (Foto: ESA/Hubble & NASA) 
Galáxia espiral IC 2233 é uma das mais finas e planas que a astronomia conhece
 (Foto: ESA/Hubble/Nasa)
 
A cor azulada dela evidencia a presença de astros jovens, quentes e luminosos, nascidos de nuvens de gás interestelar. E, ao contrário das galáxias espirais típicas, essa não traz nenhum rastro bem definido de poeira, apenas regiões irregulares.

A imagem acima foi feita com a combinação de exposições em luz visível e infravermelha do Hubble.

Em geral, as galáxias espirais, como a nossa Via Láctea, são formadas por três principais estruturas: um disco onde se concentram os braços e a maior parte de gás e poeira, um halo – esfera áspera e dispersa em volta do disco, onde há pouco gás, poeira ou formação estelar – e uma protuberância no centro do disco, composta por estrelas antigas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...