quarta-feira, 20 de março de 2013

Imagem mostra galáxia com supernova a 35 milhões de anos-luz

Observatório no Chile registrou a espiral NGC 1637.
Supernova apareceu em seu interior em 1999.

Do G1, em São Paulo
Galáxia espiral NGC 1637 (Foto: ESO/Divulgação) 
Galáxia espiral NGC 1637 (Foto: ESO/Divulgação)
 
Astrônomos do Observatório Europeu do Sul que trabalham no VLT (sigla para Very Large Telescope,  que em inglês significa "telescópio muito grande"), no norte Chile, produziram uma imagem da galáxia espiral NGC 1637, a cerca de 35 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do Rio Erídano, divulgada nesta quarta-feira (20).

Em 1999, a aparência desta galáxia foi modificada pelo aparecimento de uma supernova brilhante, nomeada SN 1999em. Supernovas são a morte ofuscante de estrelas e podem brilhar mais intensamente do que a radiação combinada de bilhões de outras estrelas.
  •  
Detalhe mostra o posicinamento da supernova SN 1999em (Foto: ESO/Divulgação) 
Detalhe mostra o posicinamento da supernova
SN 1999em (Foto: ESO/Divulgação)
 
Esta supernova foi descoberta com um telescópio construído especialmente para procurar esse tipo de objeto. Os astrônomos obtiveram muitas fotografias dela,  com o VLT, que foram depois combinadas na imagem nítida de sua galáxia "hospedeira", a NGC 1637.

Embora à primeira vista  a NGC 1637 pareça ser um objeto relativamente simétrico, ela possui algumas particularidades interessantes, informa o ESO. É um tipo de galáxia que os astrônomos chamam de espiral irregular porque seu braço mais aberto (em cima e à esquerda), estende-se em torno do núcleo a uma distância bem maior do que o braço mais compacto e curto (embaixo e à direita), que parece ter sido "cortado ao meio".

Por toda a imagem é possível ver estrelas mais próximas e galáxias mais distantes que se encontram na mesma direção no céu.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...