segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Destaques do mês de Agosto - Céu do Mês

Destaques do mês de Agosto


1 de agosto - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Híades, situado na constelação de Taurus (o Touro), vista  a partir das 2h 45min, a és-nordeste (ENE). Note a estrela Aldebaran (Alpha Tauri) à direita da Lua. Observe a olho nu ou por binóculo.

3 de agosto - sábado:

Bela configuração entre a Lua e os planetas Júpiter, Marte e Mercúrio, vista pouco antes do nascer do Sol a és-nordeste (ENE), com os planetas nesta seqüência a partir da Lua em direção ao horizonte. Observe a olho nu ou por binóculo.

4 de agosto - domingo:

Bela configuração entre a Lua e os planetas Júpiter (um pouco acima e à esquerda da Lua), Marte (um pouco abaixo e à esquerda da Lua) e Mercúrio (abaixo da Lua e próximo ao horizonte), vista pouco antes do nascer do Sol a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

4 de agosto – domingo:

Máxima atividade da chuva de meteoros Iota-Aquarídea Austral.

5 de agosto – segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, vista pouco antes do nascer do Sol a és-nordeste (ENE). Note os planetas Marte e Júpiter um pouco acima dos dois astros. Observe a olho nu ou por binóculo.

7 de agosto - quarta-feira:

Bela configuração entre o planeta Mercúrio e as estrelas Castor e Pollux (Alpha e Beta Geminorum, respectivamente), situadas à esquerda de Mercúrio (com Pollux mais próxima a ele), vista a partir das 5h 55min e por pouco tempo a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

8 de agosto – quinta-feira:

Máxima atividade da chuva de meteoros Delta-Aquarídea Boreal.

9 de agosto – sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

11 de agosto – domingo:

Bela configuração entra a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), situada pouco acima da Lua, vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO). Observe a olho nu ou por binóculo.

12 de agosto – segunda-feira:

Bela configuração entra a Lua, a estrela Spica (Alpha Virginis), situada pouco abaixo da Lua, e o planeta Saturno (situado pouco acima da Lua), vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO). Observe a olho nu ou por binóculo.

12 de agosto – segunda-feira:

Máxima atividade da chuva de meteoros Persêida.

13 de agosto – terça-feira:

Bela configuração entra a Lua, o planeta Saturno (situado pouco abaixo da Lua) e a estrela Zubenelgenubi (Alpha Libræ), acima e junto à Lua, vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO). Observe a olho nu ou por binóculo.

14 de agosto – quarta-feira:

Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), no alto do céu, ao anoitecer. Observe a olho nu ou por binóculo.

15 de agosto – quinta-feira:

Bela configuração entra a Lua e a estrela Antares (Alpha Scorpii), vista ao anoitecer, no alto do céu, a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

17 de agosto – sábado:

Máxima atividade da chuva de meteoros Kappa-Gygnídea.

19 de agosto – segunda-feira:

Máxima atividade da chuva de meteoros Iota-Aquarídea Boreal.

24 de agosto – sábado:

Conjunção superior de Mercúrio (com o Sol). Neste dia os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.

25 de agosto – domingo:

Bela configuração entre o planeta Vênus e a estrela Porrima (Gamma Virginis), situada à direita de Vênus, vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

26 de agosto - segunda-feira:

Bela configuração entre o planeta Marte e as estrelas Castor e Pollux (Alpha e Beta Geminorum, respectivamente), situadas à esquerda de Marte (com Pollux mais próxima a ele), vista a partir das 4h 45min a és-nordeste (ENE). Note o planeta Júpiter um pouco acima dos três astros. Observe a olho nu ou por binóculo.

27 de agosto – terça-feira:

Oposição do planeta Netuno (em relação ao Sol). Neste dia Netuno nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece visível por toda a noite. Excelente época para se observar o “Deus dos Mares”. Veja por telescópio.

28 de agosto – quarta-feira:

Máxima atividade da chuva de meteoros Alpha-Aurígida Boreal.

28 de agosto - quarta-feira:

Observe a Lua entre os aglomerados estelares abertos das Plêiades (M 45), situado à esquerda da Lua, e das Híades (à direita da Lua), ambos pertencentes à constelação de Taurus (o Touro), a partir da 1h 10min, a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

29 de agosto – quinta-feira:

Bela configuração entra a Lua e a estrela Aldebaran (Alpha Tauri), situada pouco acima da Lua, vista a partir da 1h 20min, a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

31 de agosto – sábado:

Bela configuração entra a Lua e o planeta Júpiter, situado pouco abaixo da Lua, vista a és-nordeste (ENE), a partir das 3h 20min. Observe a olho nu ou por binóculo.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...