sexta-feira, 27 de setembro de 2013

'Maternidade' de estrelas a milhares de anos-luz é registrada em detalhes

Nebulosa Pata de Gato fica na constelação de Escorpião, a 5.500 anos-luz.
Telescópio de 12 m de diâmetro que fez imagem está instalado no Atacama.

Do G1, em São Paulo



'Maternidade' de estrelas, Nebulosa Pata de Gato fica na constelação de Escorpião (Foto: ArTeMiS team/Ph. André, M. Hennemann, V. Revéret et al./ESO/J. Emerson/VISTA Acknowledgment: Cambridge Astronomical Survey Unit) 
Nebulosa Pata de Gato fica na constelação de Escorpião
(Foto: ArTeMiS team/Ph. André, M. Hennemann,V. Revéret et al./ESO/J. Emerson/VISTA Acknowledgment/Cambridge Astronomical Survey Unit)
 
Um "berçário" de estrelas chamado Nebulosa Pata de Gato (oficialmente, NGC 6334) foi registrado com mais detalhes e nitidez por um novo instrumento do telescópio Atacama Pathfinder Experiment (Apex), instalado no platô de Chajnantor, no norte do Chile. O complexo é operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).

Essa "maternidade", composta por brilhantes e densas nuvens de poeira cósmica, fica na constelação de Escorpião, a 5.500 anos-luz de distância da Terra. A região toda tem cerca de 50 anos-luz de diâmetro e dezenas de milhares de astros, alguns visíveis e outros escondidos atrás do gás e da poeira. Esse é um dos locais de formação estelar mais ativos da Via Láctea, com enormes astros jovens e azuis produzidos nos últimos milhões de anos.

A imagem acima foi feita em lente grande angular pelo Artemis e pode ser a primeira de muitas capazes de produzir mapas minuciosos do céu. O telescópio Apex tem 12 metros de diâmetro e opera em comprimentos de onda entre a radiação infravermelha e ondas de rádio eletromagnéticas.

Além de dados do Artemis, em laranja, a foto mistura informações obtidas pelo telescópio Vista, também do ESO, instalado no Observatório de Paranal, no norte do Chile.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...