segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Astronautas de volta à Terra ganham 'matrioshka' e traje do Cazaquistão

Fyodor Yurchikhin, Luca Parmitano e Karen Nyberg retornaram da ISS.
Bonecas tradicionais russas foram pintadas em homenagem ao trio.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Bonecas russas foram pintadas em homenagem aos astronautas Luca Parmitano, Fyodor Yurchikhin e Karen Nyberg (Foto: Shamil Zhumatov/Pool/AFP) 
Bonecas russas foram pintadas em homenagem aos astronautas Luca Parmitano, da Itália, Fyodor Yurchikhin, da Rússia, e Karen Nyberg, dos EUA, que voltaram à Terra (Foto: Shamil Zhumatov/Pool/AFP)
 
Os três astronautas que voltaram à Terra nesta segunda-feira (11) a bordo da nave russa Soyuz TMA-09M, vindos da Estação Espacial Internacional (ISS), ganharam bonecas russas, trajes e instrumentos típicos em homenagem a eles, durante uma conferência de imprensa em Karaganda, no Cazaquistão.

As "matrioshkas" foram pintadas com o rosto do comandante russo Fyodor Yurchikhin, do italiano Luca Parmitano e da americana Karen Nyberg, que passaram quase seis meses no espaço e fizeram parte da Expedição 36 da ISS.

Yurchikhin e Parmitano também receberam trajes típicos do Cazaquistão e um instrumento musical de cordas chamado dombra, uma espécie de alaúde de pescoço longo comum no país, no Uzbequistão e em outras nações da Ásia Central.

O trio de astronautas retornou à Terra com a tocha das Olimpíadas de inverno de Sochi, na Rússia, que serão realizadas em 2014. Eles aterrissaram nas estepes do Cazaquistão.

Atualmente, a Expedição 37 da ISS é composta pelos americanos Michael Hopkins e Rick Mastracchio, pelos russos Oleg Kotov, Sergey Ryazanskiy e Mikhail Tyurin, e pelo japonês Koichi Wakata.
  •  
O comandante russo Fyodor Yurchikhin e o astronauta italiano Luca Parmitano ganham traje típico do Cazaquistão e instrumento chamado dombra, um tipo de alaúde (Foto: Shamil Zhumatov/Pool/AFP) 
O comandante russo Fyodor Yurchikhin e o astronauta italiano Luca Parmitano ganham traje típico do Cazaquistão e um instrumento de cordas chamado dombra, um tipo de alaúde (Foto: Shamil Zhumatov/AFP)
 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...