quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cometa pode ter se desintegrado ao passar perto do Sol, dizem agências

Nasa e ESA divulgaram suspeita no Twitter após perda de evidências.
Ison se aproximou do nosso principal astro na tarde desta quinta (28).

Do G1, em São Paulo
Cometa Ison viaja em direção ao Sol nesta quinta-feira (28) (Foto: ESA&Nasa/SOHO/SDO) 
Última imagem registrada do cometa Ison em direção ao Sol nesta quinta (28)
 (Foto: ESA&Nasa/SOHO/SDO)
 
 
A agência espacial americana (Nasa) e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram em suas contas no Twitter que o cometa Ison, mais conhecido como "cometa do século", pode ter se desintegrado ao passar "perto" do Sol na tarde desta quinta-feira (28).

A Nasa comparou o Ison ao personagem da mitologia grega Ícaro, que construiu asas de cera para poder voar, mas, ao se aproximar demais do Sol, teve seu aparato derretido pelo calor e acabou caindo de forma fatal no mar Egeu.

A agência também citou a letra de uma música do americano Neil Sedaka, chamada "Breaking up is hard to do", em alusão à possível evaporação completa do cometa.

"Continuaremos aprendendo", finalizou a Nasa no post.

Já a ESA comentou que as últimas imagens analisadas indicavam um "adeus" ao Ison.

O cometa chegou nesta quinta a menos de 1,5 milhão de quilômetros de distância do Sol. Segundo os astrônomos, seu núcleo era feito de gelo e poderia se desintegrar com o calor.

O Ison foi descoberto pela primeira vez em setembro do ano passado e podia ser localizado na constelação de Virgem, visto a partir da Terra. O cometa se manteve relativamente calmo até o dia 1° deste mês, quando liberou uma grande quantidade de gás e poeira. No dia 13, houve uma segunda liberação de matéria, aumentando ainda mais sua atividade.

Essas perdas de material foram causadas pelo intenso calor do Sol, cuja radiação atingiu o minúsculo núcleo do Ison à medida que ele se aproximava do astro.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...