quarta-feira, 2 de abril de 2014

Galáxia ‘assassina’ se aproxima de nova vítima

  • Nova imagem da NGC 1316 destaca sinais de seu violento passado, enquanto vizinha NGC 1317 permaneceu intacta


Nova imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul evidencia a interação entre as galáxias NGC 1316 (esquerda) e sua vizinha menor NGC 1317 (direita)
Foto: ESO
Nova imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul evidencia a interação entre as galáxias NGC 1316 (esquerda) e sua vizinha menor NGC 1317 (direita) ESO
RIO - Uma nova imagem do par de galáxias NGC 1316 e NGC 1317, localizadas a cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação de Fornax (Fornalha), destaca o violento passado da primeira, com indicações de que a segunda pode se tornar sua próxima “vítima”. Para os astrônomos, as estruturas vistas na NGC 1316, como as longas faixas de poeira próximas de seu centro e uma população incomum de pequenos aglomerados estelares, revelam que ela já “engoliu” várias outras galáxias, o que lhe valeu o apelido de “galáxia assassina”.
Enquanto isso, a vizinha NGC 1317, uma pequena galáxia em formato espiral similar ao da Via Láctea, parece ter levado uma vida tranquila – até agora. Mas as longas e tênues “caudas” que podem ser vistas partindo da NGC 1316 - formadas por estrelas lançadas no espaço intergaláctico - sugerem que a interação gravitacional entre os dois objetos está ficando mais forte. Assim, os astrônomos esperam que em algum momento no futuro a NGC 1317 também acabe sendo engolida pela galáxia maior, em um processo que pode levar bilhões de anos para ser concluído.

A imagem do par de galáxias foi produzida a partir de novas observações com o telescópio de La Silla, do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), no Chile, combinadas com imagens de arquivo da instituição com o objetivo de evidenciar a interação entre os dois objetos. Como bônus, ela ainda traz um vislumbre de regiões muito mais distantes do Universo, já que a maior parte dos nebulosos objetos vistos ao fundo na verdade são outras galáxias a bilhões de anos-luz da Terra.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/galaxia-assassina-se-aproxima-de-nova-vitima-12060850#ixzz2xk0CO6wI

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...