segunda-feira, 12 de junho de 2017

Índios norte-americanos produziam miçangas feitas com metal de meteoro

Da Revista Galileu


  (Foto: Divulgação/Tim McCoy)
Estudo realizado no Departamento de Ciências Minerais do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, nos Estados Unidos, mostrou que índios norte-americanos produziam miçangas feitas de rocha do espaço há mais de 2.000 anos. Os objetos analisados foram feitos por nativos da cultura Hopewell e tinham seu material retirado do meteoro Anoka.

Os artesanatos foram encontradas em 1945, em um cemitério Hopewell em Havana, no estado americano de Illinois.Na época foram coletados 24 objetos, mas agora o Smithsonian possui apenas dois artefatos em sua posse.
Tim McCoy, geologista do instituto norte-americano, conseguiu verificar que os objetos possuíam praticamente os mesmo níveis de ferro, níquel e fósforo, além de outros traços de estrutura iguais as do meteoro de Anoka. Nos 1970, os pesquisadores do Smithsonian acreditavam que as peças tinham similiaridades com outras rochas espaciais presentes no museu, mas a tecnologia de análise não era avançada o bastante para confirmar as suspeitas. 
O cientista acredita que os fragmentos do meteoro chegaram até os indígenas por meio do Rio Mississipi: pedaços da rocha foram encontrados próximos ao seu leito. O mineral era de fácil manuseio quando esquentado próximo a uma fogueira. A partir de agora, o objetivo é descobrir se outros objetos da mesma época das miçangas também tiveram seu metal vindo do espaço. 
(com informações de Smithsonian)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...