sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Chuvas de Meteoros em Setembro

CHUVAS DE METEOROS EM SETEMBRO



Neste mês as principais manifestações de radiantes meteóricos estão limitadas à primeira quinzena. No restante do período não há atividade significativa. Dentre as chuvas mais importantes destacamos a dos Alpha Aurigídeos Austrais e a dos Aurigídeos.

O radiante dos Alpha Aurigídeos Austrais está ativo no período de 10 de agosto a 1 de outubro, com máximo em 15 de setembro, com uma taxa horária esperada de 10 meteoros. Os observadores relatam o surgimento de meteoros lentos e brilhantes e, ocasionalmente, fireballs. Em setembro, o radiante (ponto do céu de onde parecerão provir os meteoros) é visto a partir das 3h e pode ser observado até o amanhecer. Suas coordenadas são: Ascensão Reta = 04h 54min e Declinação = + 41° e, portanto, localiza-se nas imediações da estrela Capella (Alpha Aurigæ). Descritos como meteoros lentos pelos habitantes do hemisfério norte, acreditamos que, nestas latitudes, eles sejam vistos mais no começo da noite onde o radiante é circumpolar. No Brasil, a área do radiante surge apenas na madrugada e, no sul do país, eleva-se pouco em relação ao horizonte norte dificultando as observações.

O radiante dos Aurigídeos encontra-se ativo de 25 de agosto a 5 de setembro, com máximo em 1 de setembro (eventualmente 2 de setembro), com uma taxa horária de 10 meteoros vistos preferencialmente no fim da madrugada e, portanto, rápidos. Muitos são bastante brilhantes e notam-se, ocasionalmente, vários fireballs. No final de agosto e início de setembro, o radiante (ponto do céu de onde parecerão provir os meteoros e que se localiza nas proximidades da estrela Menkalinan - Beta Aurigæ) é visto a partir das 3h e pode ser observado até o amanhecer. As coordenadas equatoriais do radiante são: Ascensão Reta = 05h 36min e Declinação = + 42°. No Brasil, a área do radiante eleva-se pouco, ao norte, dificultando as observações.


Fonte: Paulo Gomes Varella - Observatório Céu Austral
Boletim no 88 – Agosto de 2007 (2)
http://www.ceuaustral.pro.br/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...