sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Destaques do mês de setembro

3 de setembro - segunda-feira:

Conjunção da Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir da meia-noite (de 2 para 3 de setembro) a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

4 de setembro - terça-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Marte, vista a partir da 1h 10min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

7 de setembro – sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua e as estrelas Castor e Pollux (Alpha e Beta Geminorum, respectivamente), vista a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

7 de setembro – sexta-feira:

Bela configuração entre o planeta Saturno e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista pouco antes do nascer do Sol a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

8 de setembro – sábado:

Conjunção da Lua e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista a partir da 4h 30min, a és-nordeste (ENE). Observe por binóculo ou por telescópio.

9 de setembro - domingo:

Oposição de Urano em relação ao Sol. Neste dia o planeta nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece acima do horizonte por toda a noite. É a melhor ocasião para tentar observá-lo no céu. Observe por telescópio.

11 de setembro - terça-feira:

Eclipse parcial do Sol. Para informações completas sobre o fenômeno e sua visibilidade em várias localidades brasileiras, consulte: http://www.uranometrianova.pro.br/circulares/circ0031.htm.

13 de setembro – quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Mercúrio, vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

14 de setembro – quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

17 de setembro – segunda-feira:

Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.

18 de setembro – terça-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista ao anoitecer a oés-sudoeste (OSO). Observe a olho nu ou por binóculo.

19 de setembro – quarta-feira:

Conjunção do planeta Marte e a Nebulosa do Caranguejo (M 1), situada na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir da 0h 45min, a és-nordeste (ENE). Um bom teste para o seu telescópio.

22 de setembro – sábado:

Conjunção de Mercúrio e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

23 de setembro - domingo:

Início da estação da primavera para o hemisfério sul da Terra (e do outono para o hemisfério norte) às 6h 52min. A partir desta data, a constelação de Scorpius (o Escorpião), que representa a estação do inverno, cede sua posição de destaque para a de Pegasus (o Cavalo Alado), associada às noites de primavera. De acordo com o site: http://www.uranometrianova.pro.br , a estação que se inicia deve durar 89 dias 20 horas e 16minutos. Conheça um pouco sobre a primavera em http://www.ceuaustral.pro.br/equinocio.htm .

29 de setembro - sábado:

Elongação máxima leste de Mercúrio (vista ao anoitecer), para os lados do oeste (O). Neste dia, o planeta encontra-se a 26 graus a leste do Sol. É uma excelente época para observar Mercúrio no início da noite. Veja a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

fonte: http://www.ceuaustral.pro.br/destaques.htm

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...