quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Nasa anuncia missão científica na Lua


A Nasa enviará à Lua em 2011 a missão Gravity Recovery and Interior Laboratory (Grail), para medir o campo de gravidade lunar e responder a algumas dúvidas sobre a formação do sistema solar, disse o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL). A missão vai exigir um investimento de US$ 375 milhões. Serão duas sondas em órbitas paralelas, disse o laboratório da Nasa em comunicado. A Grail, parte do programa Discovery da Nasa, "permitirá levar novas técnicas de estudo à Lua, que poderão ser usadas posteriormente em Marte e em outros planetas", disse Alan Stern, administrador adjunto da agência espacial americana.


As duas sondas captarão imagens em raios-X da crosta e do núcleo da lua, revelando com isso suas estruturas sob a superfície e, de maneira indireta, sua história térmica, segundo o JPL.
A agência espacial norte-americana pretende levar novamente um homem à Lua no fim da próxima década. No próximo ano, enviará a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, que ficará em órbita durante pelo menos um ano com o objetivo de identificar possíveis pontos de pouso para naves tripuladas.

O Globo on line

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...