quinta-feira, 29 de maio de 2008

Canais em forma de arco em lua de Júpiter podem significar deriva dos pólos

Análise foi feita com dados de sondas da Nasa que fotografaram Europa.Estudo reforça noção de que satélite natural tem oceano submerso.
Imagem da lua Europa, obtida pela sonda Galileo (Foto: Nasa)

Europa, a lua gelada de Júpiter, é famosa por sua superfície de características estranhas –- linhas longas, covas, domos, manchas e as ocasionais crateras. Apesar de já se ter explicado a origem de algumas dessas características, muitos mistérios ainda continuam. Entre os mistérios estão os canais em forma de arco, que foram notados pela primeira vez em imagens das missões das sondas Voyager.

Foram vistos três deles. Dois aparentemente são partes de um círculo de 2.680km de diâmetro, centralizado perto do equador. Um é parte de um círculo de mesmo diâmetro no lado oposto da lua.

Europa tem muitos canais, mas esses são incomuns por serem tão circulares e concêntricos, diz Paul M. Schenck, do Instituto Lunar e Planetário, em Houston. “Não era para a natureza funcionar assim”, afirmou.

Agora Schenck e seus colegas chegaram a uma explicação sobre a formação desses canais. Em algum momento, eles informam em um artigo na "Nature", a superfície de Europa se deslocou, fazendo com que os pólos se aproximassem do equador, e vice-versa. Levou um tempo para deduzir o que era aquilo”, disse Schenck. “Você tem que ir tentando descobrir uma solução.” Devido à grande força da gravidade de Júpiter, a crosta gelada de Europa é levemente saliente no equador e achatada nos pólos. Acredita-se também que a crosta esteja separada do centro de Europa por um oceano, que poderia causar o deslocamento da crosta em massa –- um fenômeno chamado de deriva verdadeira dos pólos ou TPW (sigla para "true polar wander", em inglês).

Segundo Schenck, a melhor explicação é que, em algum momento, por ser mais fria nos pólos, a crosta em Europa se tornou um pouco mais espessa, alterando o equilíbrio de massa. Com o tempo, toda a superfície se deslocou, para que a massa mais pesada se aproximasse do equador. Mas, devido à força da gravidade, à medida que a superfície se deslocava, teria que mudar sua forma –- o que era uma superfície achatada nos pólos teria que se esticar e se projetar ao aproximar-se do equador. Essa projeção, afirmou Schenck, seria responsável pela criação dos canais.

Do 'New York Times'

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...