quinta-feira, 29 de maio de 2008

'Eco' de supernova resolve debate entre astrônomos

Cientistas debatiam a origem de estrela que explodiu e se tornou Cassiopeia A. Análise da luz emitida pela explosão mostra que a estrela era supergigante.


A foto abaixo não é apenas bonitinha. Ela também é útil. Analisando a luz que emanou dessa supernova, um grupo de cientistas conseguiu encerrar um debate que divide astrônomos há tempos.



Imagem acima foi obtida através da reunião de três fotografias diferentes feitas pelos telescópios da Nasa (Foto: Divulgação)

Supernova é o nome que se dá ao que sobra quando estrelas de muita massa esgotam seu combustível e explodem. A que está acima é a Cassiopeia A, detectada em 1680, que até duas semanas atrás era a mais recente explosão do tipo conhecida (ela foi desbancada quando uma equipe da Universidade de Cambridge encontrou uma supernova de apenas 140 anos). Agora, a equipe liderada por Oliver Krause anunciou os resultados de uma análise da luz emitida pela explosão – uma espécie de “eco” luminoso. Segundo os dados, originalmente, a Cassiopeia A provavelmente era uma estrela vermelha supergigante. Isso encerra uma longa discussão entre os cientistas sobre as origens do evento cósmico. “Finalmente conseguimos descobrir exatamente que tipo de explosão levou à supernova que vimos hoje. Isso é muito importante porque a Cassiopeia A é um dos objetos mais estudados do Universo”, afirmou Krause ao G1. “Concluir esse debate finalmente coloca a supernova e tudo o que sabemos sobre ela em contexto”, disse ele. A fotografia foi feita combinando imagens tiradas pelos três principais telescópios em órbita da Terra: o Hubble, que enxerga em luz visível (a parte amarela da imagem), o Spitzer, que vê em infravermelho (a parte vermelha), e o Chandra, que vê em raios-X (verde e azul). Os resultados foram apresentados na revista “Science” desta semana.

Marília Juste Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...