quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Chuva de Meteoros do Mês de Fevereiro

Chuvas de meteoros em fevereiro

Em Fevereiro há quatro interessantes ocorrências de meteoros, todas na primeira quinzena do mês.

1) Em 2 de fevereiro ocorre o máximo da chuva dos Alpha-Carinídeos. O radiante (ponto do céu de onde parecem provir os meteoros) encontra-se em posição bastante favorável (nas proximidades da estrela Canopus - alpha da constelação da Carina), na posição: ascensão reta = 06h24min e declinação = -54graus. No início de fevereiro ele pode ser visto desde o início da noite, a sudeste. Os meteoros, observados no período de 25 de janeiro a 28 de fevereiro, são vistos na primeira metade da noite. São lentos, com inúmeros brilhantes, exibindo as mais variadas colorações.No dia 2, data do máximo, espera-se uma taxa horária de 11 meteoros.

2) 7 de fevereiro – máximo dos Alpha-Aurigídeos de Fevereiro – o radiante encontra-se na posição: ascensão reta = 05h56min e declinação = +43 graus, nas proximidades da estrela Capella (Alpha da constelação de Auriga). O período de ocorrência dos meteoros é de 15 de janeiro a 20 de fevereiro. O máximo ocorre entre os dias 6 e 9 de fevereiro, com uma predominância do dia 7, quando as taxas horárias são de 10 meteoros, todos lentos, freqüentemente brilhantes e geralmente acompanhados de bólidos. Durante o período de ocorrência, o radiante pode ser visto a nordeste, no início da noite. Por volta das 21h 30min, encontra-se sobre o meridiano celeste, pouco acima do horizonte norte e, em torno das 23h 30min, está a noroeste.

3) 8 de fevereiro – máximo dos Alpha-Centaurídeos - o radiante, situado na posição: ascensão reta = 14h00min e declinação = -59 graus apresenta-se em boas condições de observação em todo o território nacional e a chuva se destaca nesta época do ano para os observadores do hemisfério sul. Os meteoros exibem uma coloração predominantemente amarela, são rápidos e geralmente brilhantes com vários fireballs e inúmeros bólidos. A taxa horária é de 6 meteoros, podendo, eventualmente, atingir 10 meteoros. O período de ocorrência é de 28 de janeiro a 21 de fevereiro. Há a possibilidade desta chuva apresentar radiante duplo, tornando-a muito interessante para a observação. Na época de ocorrência máxima, a área do radiante pode ser vista a partir das 22h, a sudeste, até o amanhecer, quando está alto no céu, para os lados do sul.

4) 12 de fevereiro – máximo dos Omicron-Centaurídeos - O radiante encontra-se em uma posição favorável à observação, na posição: ascensão reta = 11h52min e declinação = -56 graus. Na época de ocorrência máxima, quando são esperados 10 meteoros por hora, o radiante pode ser visto a partir das 22h, a sudeste, até o amanhecer, quando está alto para os lados do sul. Os meteoros, vistos no período de 2 a 18 de fevereiro, são rápidos e amarelos. Deve-se ter cuidado para separar os meteoros desta chuva dos da Alpha-Centaurídea (descrita acima), pois as datas de máxima ocorrência são próximas bem como que os e os períodos de observação.

Fonte: Observatório Céu Austral

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...