quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Destaques do mês de Fevereiro

3 de fevereiro - terça-feira:

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista ao anoitecer ao norte (N). Por volta das 23h, a Lua e o aglomerado estão bem próximos, aparentemente. (olhe em direção ao horizonte oés-noroeste - ONO). Observe a olho nu ou por binóculo.

5 de fevereiro - quinta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Elnath (Beta Tauri), situada um pouco a oeste da Lua, vista a nor-nordeste (NNE), ao anoitecer. Observe a olho nu ou por binóculo.

9 de fevereiro - segunda-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista a partir daS 19h 30min, a és-nordeste (ENE). À medida que as horas da noite e da madrugada avançam, os dois astros se aproximam, aparentemente. Observe a olho nu ou por binóculo.

11 de fevereiro - quarta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Saturno (Saturno está ao norte da Lua), vista a partir das 20h 30min, a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculo.

12 de fevereiro - quinta-feira:

Conjunção de Netuno com o Sol. Neste dia, os dois astros nascem e se põem praticamente ao mesmo tempo.

13 de fevereiro - sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista a leste (E), a partir das 21h 45min. Observe a olho nu ou por por binóculo.

13 de fevereiro - sexta-feira:

Elongação máxima oeste de Mercúrio, vista ao amanhecer. Neste dia, o planeta encontra-se a 26º a oeste do Sol e é a melhor época para observarmos o astro no céu. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

15 a 18 de fevereiro - domingo a quarta-feira:

Belíssima configuração entre os planetas Marte e Júpiter, vista a és-sudeste (ESE), a partir das 4h 50min. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

16 de fevereiro - segunda-feira:

Observa a Lua e as estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), configuração vista a és-sudeste (ESE), a partir das 23h 45min. Observe a olho nu ou por binóculo.

17 para 18 de fevereiro - terça para quarta-feira:

Observa Antares (Alpha Scorpii) um pouco a oeste da Lua, a partir da 0h 25min, a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.

23 de fevereiro - segunda-feira:

Belíssima configuração proporcionada pelos planetas Mercúrio, Marte e Júpiter e a Lua, vista a és-sudeste (ESE), a partir das 5h. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!

24 de fevereiro - terça-feira:

Conjunção dos planetas Mercúrio e Júpiter, vista a és-sudeste (ESE), a partir das 4h 30min. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!

27 de fevereiro - sexta-feira:

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, vista ao anoitecer, a oés-noroeste (ONO). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

1 a 4 de março - domingo a quarta-feira:

Belíssima configuração entre os planetas Marte e Mercúrio, vista a és-sudeste (ESE), a partir das 4h 50min. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!

 

 

FONTE : Observatório Céu Austral

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...