terça-feira, 21 de julho de 2009

Maior eclipse solar do século só pode ser visto na Ásia

Este poderá ser o eclipse mais visto da história.

Faixa com ocultação passa pela Índia e pela China.


Do G1, em São Paulo, com informações do Bom Dia Brasil


A pequena ilha de Akuseki, no sul do Japão, nunca recebeu tantos visitantes. Tem apenas 77 moradores, mas está lotada. É o melhor lugar do país para ver o eclipse. Todos tiveram de acampar, já que lá não existe hotel.

Na China, uma metrópole - Xangai - também está lotada de turistas, chamados de "caçadores de eclipse". Gente que não se importa de viajar longas distâncias ou pagar até US$ 6 mil por um pacote. Tudo para ter uma visão privilegiada de um fenômeno. Para eles, vale a pena. Um eclipse tão longo só vai se repetir no século que vem, no ano 2132.

Este poderá ser o eclipse mais visto da história, porque passa pelos dois países com maior população no planeta, Índia e China. Só o mau tempo pode estragar a festa. A previsão é de que em boa parte da Ásia haverá nuvens e chuva.

No eclipse solar, a Lua passa na frente do Sol. Será o mais longo do século, porque a Lua estará muito perto da Terra. Assim, o Sol ficará totalmente encoberto por até 6 minutos e 39 segundos. Mas só quem estiver na Ásia poderá ver. Os melhores lugares ficam em uma estreita faixa que vai da Índia ao Oceano Pacífico.

Superstição
Apesar de bem conhecidos pela ciência, os eclipses são fontes de superstições e significados religiosos. Videntes e astrólogos na Ásia estão prevendo tragédias como terremotos. Na Índia, mulheres grávidas são aconselhadas a não sair de casa e milhares de pessoas vão tomar banho nos rios sagrados para se livrar das impurezas. Na China, a polícia está de prontidão em várias cidades para ajudar as pessoas que podem se assustar com a queda da temperatura e a escuridão no meio do dia.

Na Índia, primeiro país a ver o eclipse, milhares de pessoas passam a noite em orações na beira do Rio Ganges, o mais sagrado de todos. Rezam pela paz mundial e para afastar qualquer mal que possa ser trazido pelo fenômeno.

Para os cientistas, também é uma chance imperdível. Eles poderão estudar a chamada "coroa do Sol", nuvens de gases que só podem ser vistas da Terra durante eclipses.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...