segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Única foto da primeira viagem ao Pólo Sul é encontrada na Austrália

Única foto da primeira viagem ao Pólo Sul é encontrada na Austrália

A única fotografia conhecida da expedição que alcançou pela primeira vez o Polo Sul foi encontrada nos arquivos da Biblioteca Nacional da Austrália, segundo informações da agência estatal AAP.
Harald Ostgaard Lund, um historiador norueguês, descobriu a imagem após analisar durante meses mais de 700 mil imagens da galeria digital da instituição. A fotografia, datada de 1911, mostra o explorador norueguês Roald Amundsen na sua chegada ao ponto mais meridional do globo.
Ela foi tomada pelo fotógrafo australiano Edward W. Searle e incluída em seu álbum Vistas da Tasmânia. O historiador viajou à Austrália no começo do ano na busca dos originais das cópias das imagens cedidas pela família de Amundsen ao Museu Nacional da Noruega.
"Com tantas fotos antigas em nossa coleção, foi quase um milagre poder encontrar esta tão valiosa", afirmou a diretora da Biblioteca Nacional da Austrália, Linda Groom.
Amundsen chegou ao Polo Sul dia 14 de dezembro de 1911, ganhando a corrida de 34 dias contra o aventureiro britânico Sir Robert Falcon, que perdeu a aposta por empregar cavalos mongóis em vez de cachorros para puxar seus trenós. A fotografia será cedida nas próximas datas à Noruega, que em 2011 celebrará o centenário da proeza.

Fonte: Agência EFE / Terra

Texto escrito por: Ricardo Sodré Andrade · Seção: Notícias

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...