sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Concurso premia fotos que capturam beleza do universo

Da BBCO Observatório Real britânico, em Greenwich, abriu uma exposição com as imagens premiadas em seu concurso Fotógrafo de Astronomia de 2011.

O concurso tem quatro categorias principais - Terra e Espaço, Nosso Sistema Solar, Espaço Profundo e Jovem Fotógrafo de Astronomia -, além de prêmios especiais.

Resultados do restos de uma supernova - a morte violenta de uma estrela com massa maior que a do nosso Sol. A explosão aconteceu há 10 mil anos. (Foto: © Marco Lorenzi / Observatório Real britânico)

Neste ano, o astrônomo amador Damian Peach se tornou o primeiro britânico a vencer o concurso geral, com uma foto que mostra com detalhes o planeta Júpiter circundado por duas de suas 64 luas conhecidas, Io e Ganímedes.

"Havia tantas imagens lindas este ano, mas para mim esta realmente se destaca. Parece uma foto do telescópio Hubble", disse o astrônomo do Observatório Real, Marek Kukula, um dos juízes do concurso.

Estrelas jovens e brilhantes aparecem na foto de Michael Sidonio, um dos destaques do concurso do Observatório Real britânico. (Foto: © Michael Sidonio / Observatório Real britânico)

"O detalhe nas nuvens e tempestades de Júpiter é incrível, e o fotógrafo também conseguiu capturar detalhes em duas das luas planetárias de Júpiter, o que é extraordinário para uma imagem feita a partir do chão. Uma foto incrível."

Mais de 700 trabalhos foram inscritos para a terceira edição do concurso. Os premiados nas categorias são da Turquia, Itália, Índia, Austrália e Estados Unidos.

Aurora boreal é registrada por fotógrafo norueguês. (Foto: © Ole Salomonsen / Observatório Real britânico)

"O nível da competição neste ano foi de primeira classe, como sempre", disse Patrick Moore, editor da revista The Sky at Night, que co-organiza o concurso.

A exposição no Observatório Real, em Greenwich, Londres, fica em cartaz até o dia 5 de fevereiro de 2012. As fotos também podem ser vistas através da internet neste site (em inglês).

Via Láctea, do jeito que é vista a partir das Ilhas Cook, no vilarejo de Oneroa. Esta foto venceu o concurso na categoria 'Terra e Espaço'. (Foto: © Tunç Tezel / Observatório Real britânico)

Veja a galeria de fotos completa (no site da BBC)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...