Da EFE - Os técnicos da Nasa (agência espacial americana)  anunciaram nesta quarta-feira (23) que está tudo pronto para o lançamento do  robô Curiosity, que viajará a Marte a bordo de um foguete Atlas para buscar  sinais de vida no Planeta Vermelho.
"O lançamento neste sábado (26) e os sucessos obtidos pela Nasa no último ano  mostram quão equivocadas são as especulações de que acabaram os tempos de glória  da Nasa", disse Colleen Hartman, executiva da agência espacial.
O robô, que carrega o Laboratório Científico de Marte (MSL, na sigla em  inglês), partirá de Cabo Canaveral, na Flórida, no sábado às 10h02 locais (13h02  de Brasília).
Depois de uma viagem de 9,65 milhões de quilômetros nos próximos oito meses e  meio, ele se aproximará da cratera Gale de Marte. A plataforma superior,  equipada com foguetes, se manterá a cerca de 40 metros da superfície e fará o  robô descer a Marte.
Ilustração de um artista de como será a exploração do Curiosity em  Marte.
 (Foto: Nasa/JPL-Caltech) 
O Curiosity pesa uma tonelada e tem três metros de comprimento. É cinco vezes  mais pesado que os robôs antecessores - os exploradores Spirit e Opportunity,  que chegaram a Marte em janeiro de 2004 na busca de rastros de água.
"O Curiosity irá mais longe e descobrirá muito mais que o imaginado",  destacou Hartman. "Eu acredito que estarei viva no dia em que poderemos ver a  primeira astronauta a pisar em Marte", acrescentou.
O diretor de lançamentos em Cabo Canaveral, Omar Báez, explicou que os  técnicos completaram nesta quarta-feira uma nova revisão dos equipamentos e  sistemas do foguete propulsor e a cápsula com o robô. "Tudo está pronto para a  partida", resumiu ele. "Na sexta-feira (25), levaremos o foguete e a cápsula do  hangar à plataforma de lançamento", afirmou Báez. "E no sábado, às 3h da manhã  (pelo horário local, 6h de Brasília), começará o abastecimento de combustível",  disse.
O jipe-robô Curiosity, da Nasa. (Foto: Nasa) 
O lançamento, inicialmente previsto para sexta-feira, foi adiado para sábado  após os técnicos terem constatado no último fim de semana que era necessário  substituir uma das baterias do foguete que levará o robô.
Os engenheiros contam com um período de chances de lançamento até 18 de  dezembro e esperam que tudo ocorra conforme o previsto para que o veículo chegue  a Marte em agosto de 2012.
O Laboratório Científico de Marte (MSL, na sigla em inglês) conta com dez  instrumentos para buscar evidências de um ambiente propício para a vida  microbiana, inclusive os ingredientes químicos essenciais para a vida. Isso  representa o dobro de instrumentos que os robôs lançados anteriormente pela  Nasa. Este será o primeiro a utilizar um laser para analisar o interior das  rochas e analisar os gases com o espectrômetro que pode enviar dados à  Terra.
O Curiosity leva todos os instrumentos para medir as condições de vida no  passado e no presente, estudando as condições ambientais do planeta. Ele buscará  compostos que contenham carbono - um dos principais ingredientes para a vida  como se conhece - e avaliará como eram em suas origens.
A cratera Gale, na superfície marciana, onde deve pousar o robô  Curiosity.
 (Foto: Nasa)
A Nasa começou a planejar a missão MSL em 2003. Nos últimos oito anos,  cientistas e engenheiros construíram e testaram as capacidades do robô, que,  segundo as expectativas, levará a pesquisa planetária a outro nível.
"Esta máquina é o sonho de qualquer cientista", assinalou à imprensa Ashwin  Vasavada, cientista adjunto do projeto MSL no Laboratório de Propulsão a Jato  (JPL) em uma das sessões prévias informativas.
O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, localizado na Califórnia, elaborou  o Curiosity para que fosse capaz de superar obstáculos de até 65 centímetros de  altura, com o objetivo de evitar que se prendesse, como aconteceu com o Spirit,  e de se locomover cerca de 160 metros por dia.
 



 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário