Do G1 em SP -Uma foto divulgada nesta quarta-feira (1º) pelo Observatório Europeu do  Sul (ESO) mostra uma região no espaço onde nascem estrelas que mais se  parece com o rosto de uma pessoa vista de lado.
  A curiosa imagem foi feita pelo instrumento Wide Field Imager, que está  instalado em um telescópio do Observatório La Silla, no Chile. O  berçário estelar fica a 7,5 mil anos-luz de distância da Terra -- 1  ano-luz equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros.
  O nome técnico da nebulosa é NGC 3324, mas ela também é conhecida como  Gabriela Mistral, nome da poetisa chilena escolhida como Nobel de  Literatura em 1945, por conta do rosto em perfil que parece ter sido  formado pelos gases e poeira no local. A "maternidade" estelar se  encontra na direção da constelação da Carina, típica dos céus do  hemisfério Sul, e é composta de gás e poeira.
  O local brilha por conta da radiação ultravioleta que é enviada pelas  estrelas jovens e quentes existentes por ali. Na mesma região, é  possível observar uma das principais nebulosas conhecidas no espaço: a  Nebulosa da Carina, que serve de "abrigo" para Eta Carinae, um dos  objetos mais famosos no espaço e que já chegou ser uma das estruturas  mais brilhantes no céu há 150 anos.
 A nebulosa NGC 3324, com uma área que mais se parece com um rosto humano visto de perfil. (Foto: ESO)
A região de Eta Carinae, em outra imagem divulgada pelo ESO. (Foto: ESO)
 

 
  
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário