sábado, 1 de setembro de 2012

Destaques do mês de Setembro de 2012

Destaques do mês de Setembro de 2012
 
 
 
 
 

1 a 30 de setembro:

 

Observe o planeta Saturno nas proximidades da estrela Spica (Alpha Virginis) a oeste (O) no início da noite, à meia altura no começo do mês e próximos aos horizonte no final de setembro.  Observe a olho nu ou por binóculo.

 

29 de setembro a 2 de outubro:

 

Belas configurações entre o planeta Mercúrio e a estrela Spica (Alpha Virginis), vistas ao anoitecer a oeste (O), com os dois astros próximos ao horizonte. Note o planeta Saturno pouco acima dos dois astros. Observe a olho nu ou por binóculo.

 

30 de setembro a 6 de outubro:

 

Belas configurações entre o planeta Vênus e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vistas a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.

 

1 de setembro - sábado:

 

Máxima atividade da chuva de meteoros  Aurigídea.

 

4 de setembro - terça-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e as estrelas Hamal, Sheratan e Mesartim (Alpha, Beta e Gamma Arietis, respectivamente), situadas à esquerda da Lua, vista a partir das 22h 20min a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

6 de setembro - quinta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o aglomerado estelar aberto das Plêiades (M 45), situado na constelação de Taurus (o Touro), vista a partir das 23h 50min, a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.

 

8 de setembro - sábado:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista a és-nordeste (ENE) a partir da 0h 45min (de 7 para 8 de setembro). No final da madrugada os dois astros estão bem próximos um do outro, aparentemente.  Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio. IMPERDÍVEL.

 

10 de setembro - segunda-feira:

 

Conjunção superior do planeta Mercúrio (com o Sol). Neste dia, os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.

 

12 de setembro - quarta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e o planeta Vênus, vista a partir das 4h a és-nordeste (ENE). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

14 de setembro - sexta-feira:

 

Bela configuração entre o planeta Marte e a estrela Zubenelgenub (Alpha Libræ) vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

14 de setembro - sexta-feira:

 

Bela configuração entre o planeta Vênus e o aglomerado estelar aberto do Presépio (M 44), situado na constelação de Cancer (o Caranguejo), vista a partir das 4h 15 min a és-nordeste (ENE). Observe por binóculo ou por telescópio.

 

14 de setembro - sexta-feira:

 

Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), vista a partir das 5h 15min a és-nordeste (ENE). Veja a olho nu ou por binóculo.

 

15 de setembro - sábado:

 

Máxima atividade do radiante austral da chuva de meteoros  Alpha -Aurigídea.

 

15 de setembro - sábado:

 

Bela configuração entre o planeta Marte e a estrela Zubenelgenub (Alpha Libræ) vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

17 de setembro - segunda-feira:

 

Bela configuração entre a Lua, a estrela Spica (Alpha Virginis), logo acima da Lua, e o planeta Saturno (acima de Spica), vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

18 de setembro - terça-feira:

 

Bela configuração entre a Lua, a estrela Spica (Alpha Virginis) e o planeta Saturno que formam um belo triângulo com Saturno abaixo e à direita da Lua e Spica abaixo dos dois astros, vista ao anoitecer a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

19 de setembro - quarta-feira:

 

Conjunção da Lua e o planeta Marte, vista ao anoitecer a oeste (O). Os dois astros estão muito próximos entre si, aparentemente. Observe a olho nu ou por binóculo. IMPERDÍVEL.

 

20 de setembro - quinta-feira:

 

Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião) no início da noite a oeste (O). Observe a olho nu ou por binóculo.

 

22 de setembro - sábado:

 

Equinócio de primavera para o hemisfério sul da Terra (e de outono para o hemisfério norte) às 11h 49min. A partir desta data, Scorpius (o Escorpião), constelação que representa as noites de inverno, cede sua posição de destaque para a de Pegasus (o Cavalo Alado) que simboliza as noites da estação que se inicia. Segundo o site www.uranometrianova.pro.br, a duração da primavera será de 89dias, 20horas e 23minutos. Para obter informações gerais sobre a entrada da Primavera no hemisfério sul e as principais conseqüências geográficas e astronômicas decorrentes do fenômeno, acesse: O equinócio de Primavera

 

29 de setembro - sábado:

 

Oposição do planeta Urano (em relação ao Sol). Neste dia Urano nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece visível por toda a noite. Excelente época para se observar o astro. Veja por binóculo ou por telescópio.

 


 

Fonte: Observatório Céu Austral
 


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...