quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cientistas estimam a quantidade de luz emitida por estrelas no Universo

Cálculo foi feito a partir de dados de raios gama obtidos pela Nasa.
Estudo foi publicado pela revista 'Science'.

Do G1, em São Paulo
 
Cientistas conseguiram estimar com precisão inédita a soma de toda a luz já produzida pelas estrelas no Universo. O cálculo foi feito com base em dados obtidos pelo Telescópio Espacial Fermi, que detecta raios gama.

Os raios gama são a forma mais energética de luz que o ser humano conhece. Desde 2008, quando a Nasa lançou o Fermi, esse telescópio observa os céus em busca desses raios, o que levou à criação de um mapa detalhado desse tipo de energia.

Mapa usado pelos astrônomos na medição dos raios gama; os pontos verdes são os blazares (Foto: NASA/DOE/Fermi LAT Collaboration) 
Mapa usado pelos astrônomos na medição dos raios gama; os pontos verdes são os blazares (Foto: NASA/DOE/Fermi LAT Collaboration)
 
“A luz ótica e a ultravioleta das estrelas continua viajando pelo Universo mesmo depois que as estrelas param de brilhar, e isso cria um campo de radiação fóssil que podemos explorar usando raios gama de fontes distantes”, explicou o autor Marco Ajello.

Ajello, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, liderou o estudo publicado nesta quinta-feira (1º) pela revista “Science”.

O cálculo foi feito a partir de um tipo de galáxia conhecido como blazar, cuja energia é proveniente de um buraco negro. Essas galáxias emitem raios gama, mas esses raios interagem com a luz das estrelas e se perdem, em um processo que os cientistas comparam a uma “neblina cósmica”.

Os pesquisadores observaram então o fenômeno em pontos mais próximos à Terra, e conseguiram determinar quantos raios seriam emitidos em diferentes quantidades de energia. A partir daí, eles analisaram a energia de vários blazares e conseguiram medir a espessura da “neblina”, que representa a quantidade de luz produzida pelas estrelas.

2 comentários:

Dani-danna disse...

olá,queria saber qual é a estrela/planeta/astro que está bem próxima da lua hoje, pelo menos visto daqui da grande porto alegre -rs? 1/11/2012

Dani-danna disse...

olá, queria saber qual é a estrela/planeta/astro que está bem próximo da lua hoje, dia 1/11/2012.
obrigada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...