terça-feira, 12 de março de 2013

Um cometa ao cair da tarde

O céu de março está com uma atração extra: o cometa Pan-Starrs, também conhecido nos catálogos como C/2011 L4, está visível logo depois do entardecer.

No domingo (10), o Pan-Starrs marcou sua posição mais próxima do Sol, o “periélio” de sua órbita pelo Sistema Solar. Nessa posição, já “dentro” da órbita de Mercúrio, o cometa recebe dez vezes mais radiação solar do que nós recebemos aqui na Terra. Isso faz com que o núcleo dele brilhe intensamente.


Cometas são literalmente bolas de gelo sujo que esquentam ao se aproximar do Sol. O calor faz com que esse gelo – composto de água, mas principalmente de gás carbônico – evapore e forme um núcleo brilhante acompanhado de uma cauda. Às vezes, até mais de uma!

Quanto mais próximo do Sol fica um cometa, mais calor, mais vapor e mais brilho ele tem. Entretanto, quanto mais próximo do Sol, também fica mais difícil distingui-lo no céu, justamente por causa de seu brilho intenso. Por isso, um cometa é mais fácil de ser observado pouco antes do nascer do Sol ou pouco depois do entardecer.

A situação é essa para quem quer ver o Pan-Starrs. Ele está cruzando o céu em direção ao Hemisfério Norte, mas ainda pode ser visto no Sul. Segundo as últimas estimativas, esse cometa brilha com magnitude 2-3, mas não é como uma estrela. Seu brilho é difuso e pode escapar fácil à observação. Agora no periélio, ele está bem perto do Sol, muito próximo do horizonte ao entardecer.

Para tentar localizá-lo, você precisará olhar na direção oeste, do poente. Procure um local escuro, mas principalmente, com horizonte livre, sem casas, prédios ou vegetação, já que ele está muito baixo. Espere o céu escurecer um pouco e procure por uma mancha “esfumaçada”: essa é a aparência de um astro difuso como os cometas. Apesar de esse corpo celeste ser brilhante, talvez seja preciso um binóculo para identificá-lo. A foto acima foi tirada há uma semana por meu amigo Gabriel Hickel, no sul de Minas Gerais. 

Note como o céu ainda estava claro! A cauda apenas se destaca na foto – para vê-la no céu, é necessário um binóculo mesmo.

Nos dias 12 e 13, o cometa estará nas proximidades da Lua Nova. Fotógrafos de plantão devem conseguir bons registros. Você pode acompanhar imagens do cometa que são tiradas diariamente em http://spaceweather.com/gallery/index.php?title=comet

http://g1.globo.com/platb/observatoriog1/2013/03/12/um-cometa-ao-cair-da-tarde/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...