terça-feira, 11 de agosto de 2015

Chuva de meteoros terá melhor observação em oito anos

Ausência de luar deverá favorecer condições de visualização da chuva anual de meteoros Perseidas; esperam-se até 100 meteoros por hora no ápice.

Da BBC
Meteoro é visto no céu sobre a vila de Uklici, conhecida por suas rochas que têm formas semelhantes a silhuetas humanas, perto de Kratovo, na Macedônia. Fenômeno chamado de Perseidas – porque fica na constelação de Perseu –, é visível nesta época do ano. (Foto: Ognen Teofilovski/Reuters)Meteoro é visto no céu sobre a vila de Uklici,  na Macedônia, em 2012, durante o fenômeno chamado de Perseidas (Foto: Ognen Teofilovski/Reuters)

Observadores do espaço apostam em um belo espetáculo quando uma das mais famosas chuvas anuais de meteoros atingir seu ápice nesta quarta-feira (12).
Pela primeira vez desde 2007, a chuva das Perseidas irá coincidir com a ausência de luar – o que favorece as condições de observação.
A expectativa é uma taxa de 100 meteoros por hora no pico da chuva.
As Perseidas são pedaços do cometa Swift-Tuttle; todo ano, em agosto, a Terra cruza a órbita do cometa e a nuvem de detritos deixada pelo astro.
Essas partículas de gelo e poeira (que vão do tamanho de um grão de areia ao de uma ervilha) entram na nossa atmosfera a cerca de 60 km por segundo.
Nesse caminho, elas esquentam o ar ao redor, causando o feixe de luz característico que pode ser visto da superfície.
Desde o solo, os meteoros parecem partir de um único ponto, chamado radiante. No caso das Perseidas, esse ponto fica na constelação de Perseu, daí o nome.
A chuva de meteoros pode ser vista todo ano de 17 de julho a 24 de agosto, aproximadamente.
As melhores oportunidades de visualização ocorrem no hemisfério Norte, mas as estrelas cadentes também podem ser vistas no hemisfério Sul – no Brasil, as regiões mais ao norte possuem melhores condições de observação.
Para a maioria das pessoas, a visualização a olho nu é a melhor opção. Observadores de meteoros aconselham buscar um local escuro, longe de luzes artificiais, e uma vista desobstruída do céu.
Aconselha-se ainda o uso de cadeiras reclináveis e cobertores para observar o céu em conforto.
www.g1.globo.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...