quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Físico reúne em livro melhores textos publicados no caderno Mais!

da Folha Online
Apresentar temas relevantes da ciência de forma clara, porém rica em informações, é um trabalho que vem sendo desempenhado pelo físico Marcelo Gleiser na coluna "Micro Macro", do suplemento "Mais!", da Folha de S. Paulo.
De forma bastante acessível, ele apresenta temas variados que vão desde a relação da ciência com a espiritualidade até a relatividade do tempo. Uma seleção dos melhores textos publicados pelo físico entre os anos de 2004 e 2007 estão reunidos em Micro Macro 2 - Mais Reflexões Sobre o Homem, o Tempo e o Espaço da Publifolha.
Divulgação
Volume traz reflexões sobre o homem, o tempo e o espaço Marcelo Gleiser
Volume traz reflexões sobre o homem, o tempo e o espaço
O livro segue a mesma proposta do primeiro volume, Micro Macro - Reflexões Sobre o Homem, o Tempo e o Espaço, lançado em 2005; o de disseminar os conceitos da divulgação científica atingindo ao mesmo tempo aqueles que não possuem muita intimidade com assunto, sem descontentar os já iniciados nos temas abordados.
Desde o início se sua colaboração à Folha, em 1997, Gleiser já contabiliza mais de 500 textos publicados.
Em prefácio do livro, o físico relata como a ciência está hoje presente em nossas vidas, desde os computadores e celulares, até as roupas, com tecidos novos, fruto de constantes pesquisas, passando por alimentos geneticamente modificados e as artes, que cada vez mais incorpora novas tecnologias.
Físico contrapõe efeitos especiais de filmes de hollywood à ciência
Além das questões da ciência, Gleiser adverte para a necessidade de mudanças nos hábitos e comportamentos de todos: "Se queremos nos manter aqui por outros milhares de anos, se pretendemos explorar o espaço interestelar como nossos antepassados exploraram a Terra, temos de nos conscientizar da necessidade de uma nova ética, que transcenda nossas polarizações políticas, religiosas e raciais".
O autor
Marcelo Gleiser é professor de física e astronomia do Dartmouth College, em Hanover (EUA). Doutor pelo King's College da Inglaterra, ex-bolsista da Nasa e da Otan, em 1994 recebeu do presidente Bill Clinton o prêmio Faculty Fellows Award, por seu trabalho de pesquisa em cosmologia e por sua dedicação ao ensino. Autor de best-sellers como 'A Dança do Universo' e 'O Fim da Terra e do Céu', desde 1997 escreve semanalmente para o suplemento Mais! da Folha de S.Paulo.
Micro Macro 2 - Mais Reflexões Sobre o Homem, o Tempo e o Espaço
Autor:Marcelo Gleiser
Editora: Publifolha
Páginas: 240
Quanto: R$ 34,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

Acompanhe as notícias da Folha Online em seu celular: digite wap.folha.com.br.

 

 

 

Posted by:
Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
observatorio.monoceros@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...