quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Nasa nega que astronautas tenham bebido em dia de lançamento

A Nasa (agência espacial norte-americana) informou nesta quinta-feira (24) não ter encontrado evidências de que membros da tripulação tenham consumido bebidas alcoólicas durante um dia de lançamento.
O documento aponta apenas a existência de um único caso de perda de capacidades sensoriais em um membro da equipe a poucos dias de uma missão espacial. Mais tarde teria sido provado que o caso era conseqüência de uma mistura de remédios e álcool.
A Nasa, alegando privacidade médica, não informou quando ou onde ocorreu o episódio. Disse apenas que o fato aconteceu na etapa final de preparação para o lançamento --não no dia da partida da nave rumo ao espaço. O membro da tripulação foi imediatamente liberado para voar.
Os porta-vozes da Nasa disseram não saber se essa ocorrência específica foi um dos supostos casos de embriaguez entre astronautas da agência denunciados por um relatório médico no ano passado. O documento foi feito por uma comissão independente.
Histórico
"Entrevistas com médicos de missões e astronautas identificaram alguns episódios de forte uso de álcool por parte de astronautas em períodos imediatamente anteriores aos vôos, o que causou preocupações sobre a segurança da missão", afirma o documento, divulgado no ano passado.
A comissão independente foi estabelecida pela agência em fevereiro do ano passado, após a detenção da astronauta Lisa Nowak, dispensada da agência depois que tentou matar sua rival em um triângulo amoroso.
"Foram descritas duas ocasiões específicas nas quais os astronautas estavam tão intoxicados antes do vôo que os médicos e seus colegas astronautas expressaram aos superiores locais sua preocupação quanto à segurança", afirmou, em outro trecho, o relatório. "No entanto, os indivíduos foram autorizados a voar".
Segundo Ellen Ochoa, diretora do Johnson Space Center, em Houston, a Nasa não encontrou nenhuma prova de que astronautas tenham bebido nas 12 horas anteriores a um lançamento.
"Nós realmente nunca entendemos o que gerou esse comentário no relatório médico", afirma Ochoa.

Com informações da Associated Press

Posted by:
Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
observatorio.monoceros@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...