sábado, 4 de abril de 2009

Reinício do LHC adiado para fins de 2009

por John Matson
Aqui estamos novamente, dando um pouco mais de tempo aos que gostam de fazer previsões pessimistas sobre o fim do mundo, anunciando o adiamento mais uma vez, do início do funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês). O CERN, o laboratório europeu de física de partículas que administra o mega-acelerador de partículas, adiou o início das atividades previsto para março, para fins deste ano, no melhor dos casos. O laboratório ainda está envolvido com as repercussões provocadas por uma pane elétrica, em setembro, que interrompeu o funcionamento do colisor logo depois da entrada em operação.

De acordo com o CERN, alguns imãs do túnel de 27 km de extensão do LHC não estarão prontos para serem testados até setembro; o laboratório havia anunciado anteriormente que os planos eram de que o colisor começasse a funcionar em fins de julho. Os responsáveis pelos diversos segmentos do LHC se reuniram no dia 6 de fevereiro para votar as recomendações expostas num painel, que permitiam que o LHC esteja em condições de funcionar no fim do ano ─ dentro de um cronograma para reparos. Os gestores do CERN aprovaram, em 9 de fevereiro, as recomendações, estabelecendo que "o novo cronograma prevê que os primeiros feixes do LHC poderão circular no fim de setembro, com as primeiras colisões programadas para o fim de outubro... assegurando que os experimentos possam produzir dados suficientes, e as primeiras análises e resultados possam ser anunciados em 2010."

Admitindo que o LHC esteja pronto para entrar em ação no fim do ano, como foi previsto, ele não funcionará a todo vapor. Como foi planejado inicialmente, o colisor entrará em funcionamento mais lentamente, com um período de operação em marcha lenta e energia de feixe reduzida. Segundo as recomendações do painel, o LHC deverá "rodar" a uma energia de 5 trilhões de elétron-volts (5 TeV) por feixe ─ abaixo da energia projetada de 7 TeV ─ até setembro/outubro de 2010.

"A prioridade do CERN para 2009 é obter dados de colisões para os experimentos, mas com muito cuidado," segundo Steve Myers, diretor do laboratório de aceleradores que presidiu o painel consultivo. "As recomendações feitas aos gestores do CERN, em relação às metas para funcionamento ainda este ano, são muito cautelosas."

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...