quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Divulgada a primeira prova de erupção vulcânica sob o gelo da Antártica


Agências internacionais A primeira evidência de uma erupção vulcânica sob o gelo da Antártica foi publicada esta semana no jornal "Nature Geociences". O vulcão na Antártica Ocidental entrou em erupção há 2 mil anos (325 a.C.) e continua ativo.
Através de radares e vôos sobe a região, cientistas do British Antartic Survey (BAS) descobriram uma grande camada de cinzas produzidas por um vulcão subglacial, que se estende por uma área maior que o País de Gales.
Pesquisador-chefe do BAS, Hugh Corr afirmou que: "A descoberta da erupção vulcânica por baixo do gelo da Antártica em si já seria única. Mas nossa tecnologia nos permite também datar a erupção, determinar quão poderosa ela foi e mapear a área atingida pelas cinzas. Acreditamos que esta tenha sido a maior erupção registrada na Antártica nos últimos 10 mil anos. Ela produziu um buraco considerável na camada de gelo e gerou uma coluna de cinzas e gases que se elevou no ar por 12 quilômetros."
A descoberta é mais uma evidência que pode ajudar a determinar o futuro das camadas de gelo da Antártica Ocidental, e contribuir para previsões de futuras elevações no nível do mar.
De acordo com o Professor David Vaughan (BAS), que também participou da descoberta, a erupção ocorreu próximo ao Glaciar de Pine Island, na Antártica Ocidental. E é possível que o calor do vulcão tenha acelerado o deslocamento da geleira em direção à costa, verificado nas últimas décadas.
"Contudo, não é o suficiente para explicar o derretimento das geleiras da Antártica Ocidental, que vem contribuindo para uma elevação anual de 0.2mm do nível do mar. Esta mudança, provavelmente, tem sua origem no aquecimento dos oceanos", ressaltou Vaughan.




Fonte:Original desta notícia pode ser acessada através do site: http://www.gea.org.br/mss.html




Céu claro pra todos!




José Geraldo Mattos


Moderador




"O que é inconcebível a respeito do universo é que ele é absolutamente concebível".(Albert Einstein)








Posted by:
Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
observatorio.monoceros@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...