terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Dia em megaburaco negro tem duração igual à do terrestre

23/01/2008 - 08h35
EDUARDO GERAQUE
da Folha de S.Paulo
Na hora de bater uma vitamina em um liqüidificador, a velocidade de rotação do motor do eletrodoméstico é fundamental para o sucesso da empreitada. No espaço, nos buracos negros carregados de massa, a situação é mais ou menos a mesma --o problema é que lá não existe um painel de velocidade disponível para ser usado.
Rodrigo Nemmen, pesquisador da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), resolveu contribuir para o manual de instruções desses grandes liqüidificadores espaciais, que chegam a ter 1 bilhão de quilômetros de raio (quase a distância de Saturno ao Sol).
Segundo cálculos feitos por ele, mesmo com todo esse tamanho os buracos negros gigantes completam uma volta ao redor de seu eixo a cada 24 horas. Ou seja, seu "dia" tem a mesma duração do dia terrestre.
A inferência é um desdobramento da conclusão principal obtida pelo pesquisador e apresentada no início do mês na reunião anual da Sociedade Astronômica Americana. Os nove núcleos de galáxia (que contêm megaburacos negros) observados pelo telescópio de raios X Chandra estão girando em velocidades próximas à da luz.
"Essa é mais uma evidência de que os buracos negros com grande quantidade de massa giram rápido. Não existe consenso sobre isso na literatura", diz Nemmen, de 26 anos.
De acordo com o cientista, outros estudos já haviam demonstrado a rápida velocidade de rotação de alguns buracos negros, "mas para objetos bem menores", segundo o autor.
"Conseguimos criar uma nova maneira de estimar a rotação, mas é claro que ela não tem 100% de certeza", disse.
A alta velocidade de giro de um buraco negro com uma grande massa, na prática, resulta numa curvatura diferente do espaço ao redor, como havia previsto a teoria da relatividade geral, de Albert Einstein.
E a atração gravitacional alterada pela velocidade próxima à da luz acaba arrastando tudo, fenômeno que faz com que a matéria ao redor do buraco negro não consiga escapar dele.
"Você não consegue fugir do liqüidificador. Isso ocorre apenas em algumas situações, representada pela emissão de jatos de gás próximo à superfície do buraco negro", explica o pesquisador da UFRGS. Mas entender como isso ocorre é um outro tópico do manual de instruções -que ainda será escrito no futuro pelos cientistas.
Outro pesquisador que contribui com seu trabalho para o guia dos buracos negros, Reuven Opher, da USP, achou interessantes os resultados obtidos pelo grupo gaúcho. "É mais uma evidência razoável, baseada em observações do Chandra e em modelos teóricos, de que os buracos negros estão girando muito rápido", afirmou.
A velocidade de rotação dos buracos negros e a quantidade de massa dentro deles são dois dados essenciais para saber a identidade desses objetos.
O cobiçado manual de instruções dos buracos negros não será útil apenas para o avanço do conhecimento teórico.
"É claro que é incrível que a humanidade confinada neste planetinha no cantinho da Via Láctea consiga avançar no conhecimento dos fenômenos mais extremos do Universo, mas não é apenas isso", diz o pesquisador gaúcho.
Como os buracos negros estão ligados com as galáxias que eles habitam, saber a biografia deles é praticamente ter acesso à vida das galáxias. E também saber quando o liqüidificador foi ligado, diz Nemmen.

 
Posted by:
Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
observatorio.monoceros@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...