Plantão | Publicada em 16/01/2008 às 17h59m
BBC WASHINGTON - As primeiras imagens captadas pela sonda Messenger, da Nasa (a agência espacial americana) do planeta Mercúrio começaram a chegar à Terra. Elas incluem imagens que mostram partes da superfície do planeta que não foram captadas pela sonda Mariner 10 em sua missão na década de 70. As fotos foram tiradas a uma distância aproximada de 27,3 mil quilômetros do planeta.
A sonda registou a bacia de Caloris, incluindo sua porção ocidental, que nunca tinha sido vista por uma espaçonave. Formada pelo impacto de um grande asteróide ou cometa, Caloris é uma dos maiores e uma das mais jovens bacias do sistema solar, segundo a Nasa. Outra imagem mostra várias crateras, uma característica semelhante a áreas previamente mapeadas de Mercúrio.
A sonda Messenger fará duas outras aproximações do planeta antes de entrar em sua órbita em 2011.A sonda está programada para coletar mais de 1.300 imagens. As primeiras imagens e outras informações digitalizadas começaram a ser transmitidas na terça-feira.
Os pesquisadores esperam que a sonda Messenger forneça ainda medições sobre a composição mineral e química da superfície do planeta. Os instrumentos a bordo da sonda são protegidos por um escudo. O lado do escudo voltado para o Sol enfrenta temperaturas de mais de 300 graus centígrados.
A última missão para Mercúrio, com a sonda Mariner 10, foi realizada em 1975, quando apenas metade da superfície do planeta foi investigada. Uma face de Mercúrio fica permanentemente voltada para o Sol. Em outras partes, em que há noite e dia, as temperaturas variam cerca de 500 graus centígrados.
Sua órbita em torno do Sol leva 88 dias. Os cientistas estão intrigados porque apesar de ser o planeta mais próximo da estrela, pode haver gelo em crateras profundas que ficam permanentemente nas sombras.
Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil
© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.
Posted by:
Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
observatorio.monoceros@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário