quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Nasa adia caminhada espacial para instalação de laboratório europeu na ISS

 

Publicada em 10/02/2008 às 15h26m

EFE e CNN O astronauta alemão Hans Schlegel antes de entrar no ônibus espacial Atlantis - Reuters
WASHINGTON - A Nasa adiou para esta segunda-feira a instalação do laboratório europeu Columbus na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), devido a um problema de saúde de um dos astronautas. O ônibus espacial Atlantis se acoplou, no sábado, à ISS , pondo fim a uma viagem de dois dias. Estava previsto que o astronauta alemão Hans Schlegel participasse da caminhada, mas ele será substituído pelo americano Stan Love, informou a agência espacial americana. (Veja imagens da chegada da Atlantis)
A Nasa não explicou o motivo da substituição, mas o comandante da Atlantis, Stephen Frick, solicitou atendimento médico médica privado após chegar a estação espacial. É comum astronautas sentirem enjôo ou outros problemas depois de serem lançados ao espaço.
" Não vai afetar nenhum dos objetivos desta missão "

- Direi apenas que não vai afetar nenhum dos objetivos desta missão - afirmou John Shannon, presidente da equipe de controle da missão, acrescentando que o incidente obrigará apenas a reorganização de algumas atividades.
Shannon evitou dar mais detalhes, ao citar a privacidade médica, mas destacou que não se trata de uma condição que ponha em perigo a vida do astronauta.
Schlegel, de 56 anos, que foi à ISS na Atlantis, não parecia estar doente durante as imagens nas quais aparecia flutuando na ISS. Estava previsto que o astronauta participasse da primeira de três caminhadas com o americano Rex Walheim. A segunda caminhada está prevista para quarta-feira.
O encontro das duas naves a quase 400 quilômetros da superfície terrestre aconteceu sem problemas, informou o controle da missão no centro espacial Kennedy, na Flórida. O laboratório está avaliado em US$ 1,9 bilhão.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...