sexta-feira, 21 de março de 2008

Sonda Cassini descobre anéis em torno de uma lua de Saturno

Publicada em 10/03/2008 às 20h00m
WASHINGTON - A sonda Cassini, um projeto conjunto das agências espaciais européia (ESA) e americana (Nasa), descobriu que Rea, a segunda maior lua de Saturno, é rodeada por pelo menos um anel. É a primeira vez que se descobre, no sistema solar, a existência de uma lua com um anel, disse em comunicado o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.
 
" Pensávamos que Saturno era o único planeta com anéis. Agora temos uma lua de Saturno que é uma versão em miniatura de seu próprio planeta "
 

"A diversidade de nosso sistema solar nunca para de nos assombrar. Há muitos anos pensávamos que Saturno era o único planeta com anéis. Agora temos uma lua de Saturno que é uma versão em miniatura de seu próprio planeta", disse Candy Hansen, cientista encarregada do espectrômetro ultravioleta da Cassini no JPL, em um relatório publicado pela revista "Science".
Ele e seus companheiros analisaram os dados enviados pela nave de observação Cassini durante sua passagem pela órbita de Saturno em novembro de 2005. Os cientistas encontraram nessa análise uma surpreendente ausência de elétrons em torno de Rea, um satélite que orbita dentro da magnetosfera de Saturno, ou seja a "cúpula" que rodeia o segundo maior planeta do sistema solar.
"Considera-se que Rea tem um volume suficiente para reter uma atmosfera tênue, gerada externamente e capaz de afetar a magnetosfera de Saturno", diz o artigo.
O texto esclarece que "as observações combinadas de vários instrumentos sugerem que este material é em forma de grãos e sulcos de até vários decímetros e que orbita Rea como um disco na região equatorial".
"Dentro deste disco podem estar discos mais densos ou arcos de material", acrescentou.
" A diversidade de nosso sistema solar nunca para de nos assombrar "

Rea tem um diâmetro de cerca de 1.500 quilômetros e o anel de resíduos cósmicos mede milhares de quilômetros.
Segundo Norbert Krupp, outro cientista da Cassini no Instituto Max Plank, o descobrimento do anel em Rea abriu um novo campo na pesquisa desse tipo de corpos cósmicos.
Os cientistas assinalam que o anel de resíduos formado em torno de Rea possivelmente sejam restos de um asteróide ou um cometa que se chocou com a lua. Essa colisão teria espalhado enormes quantidades de gás e partículas sólidas em torno de Rea e uma vez que o gás se dissipou, a única coisa que restou foram as partículas.
 
 
 
 
Posted by:
Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
observatorio.monoceros@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...