terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Nuvens de gelo projetam sombras e neve de CO2 sobre superfície de Marte

Publicidade
da Efe, em Madri
A sonda européia Mars Express detectou nuvens de gelo tão densas que projetam sombras e produzem neves de CO2 (dióxido de carbono) sobre a superfície de Marte, afirma o cientista Agustín Chicarro.
O diretor-científico da missão, patrocinada pela ESA (Agência Espacial Européia), afirmou que os dados confirmam a presença de nuvens de dióxido de carbono que, junto com as mais conhecidas de vapor de água, formam o céu do planeta vermelho.
A descoberta é um passo importante no estudo do passado climático do quarto planeta do Sistema Solar, que sugere que este poderia ser muito mais quente há milhões de anos e fornece pistas para saber como aconteceu seu "resfriamento global".
O processo, inverso ao aquecimento da Terra, também permitirá comparar os dois fenômenos, mesmo sabendo que "as duas atmosferas são muito diferentes", ressaltou o cientista.
Os pesquisadores observaram pela primeira vez que as nuvens de CO2 --mais freqüentes no equador do planeta-- podem produzir "precipitações de neve". De acordo com os cientistas, trata-se de "um fenômeno muito curioso", que não havia sido observado antes em nenhum outro planeta do Sistema Solar.


Fonte:Original desta notícia pode ser acessada através do site: http://www.gea.org.br/mss.html

Céu claro pra todos!

José Geraldo Mattos
Moderador

"O que é inconcebível a respeito do universo é que ele é absolutamente concebível".(Albert Einstein)



Posted by:
Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
observatorio.monoceros@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...