terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Via Láctea abriga buracos negros solitários, afirmam pesquisadores

Publicidade
da France Presse, em Chicago
Centenas de buracos negros solitários perambulam pela Via Láctea à espera de estrelas e planetas que cruzem seu caminho e que possam ser envolvidos. A descoberta foi anunciada na quarta-feira (9) por astrônomos norte-americanos.
Os cientistas afirmam que estes buracos negros "de massa intermediária" são invisíveis --salvo em raras circunstâncias-- e foram produzidos por fusões de buracos negros de grupos globulares (enxames de estrelas que se mantiveram unidas por sua gravidade mútua).
Buracos negros são formações espaciais com enorme força gravitacional. Tanto que nada, nem mesmo a luz, pode escapar de sua ação. Por isso é que essas regiões ganharam tal nome.
Estes novos buracos negros dificilmente representariam uma ameaça à Terra, mas poderiam envolver nuvens, estrelas e planetas que atravessassem seu caminho, indicaram os pesquisadores.
"É extremamente improvável que estes buracos negros solitários causem algum dano na vida do universo", disse Holley-Bockelmann, professora assistente de física e astronomia da Universidade Vanderbilt em Nashville, no Tennessee.
"Sua zona de perigo, o Raio de Schwarzschild, (o raio gravitacional) é realmente minúsculo, com algumas poucas centenas de quilômetros. Há coisas muito mais perigosas na nossa vizinhança", explicou.
A evidência de buracos negros "de massa intermediária" e não buracos negros supermassivos é ainda teórica e, por isso, controversa. Só duas observações de corpos deste tipo foram realizadas até agora.


Fonte:Original desta notícia pode ser acessada através do site: http://www.gea.org.br/mss.html

Céu claro pra todos!

José Geraldo Mattos
Moderador

"O que é inconcebível a respeito do universo é que ele é absolutamente concebível".(Albert Einstein)


Posted by Lucimary Vargas

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...