quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Boletim mensal do VSS

AURORA VISTA DA ESTAÇÃO ESPACIAL

Em 29 de maio, olhando para o sul a partir de um ponto de vista de aproximadamente 350 km acima do sul do Oceano Índico, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional avistaram esta enorme,faixa verde brilhando abaixo deles. Conhecida como aurora austral ou luzes do sul, as faixas luminosas em constante movimento são comumente vistas em altas latitudes do hemisfério norte, onde são chamadas de aurora boreal, ou luzes do norte. Norte ou sul a sua causa é a mesma - partículas energeticamente carregadas da magnosfera se agrupam na atmosfera perto dos pólos da Terra. Para produzir o brilho esverdeado característico, as partículas energéticas excitam átomos de oxigênio em altitudes de 100 km ou mais. Aurora em 29 de maio foram provavelmente desencadeada pela interação da magnetosfera com uma ejeção de massa coronal do Sol em erupção em 24 de maio.


SATÉLITE REGISTRA FORMAÇÃO DE NUVENS "ÚNICA"

Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou uma imagem de satélite que registra o que chama ser uma formação de nuvens "única", criada por vórtices Von Karman. A estranha formação foi registrada sobre o arquipélago das Canárias, a 95 km da costa noroeste da África. As espirais em sentido horário e anti-horário da imagem foram criadas a partir do vento proveniente do norte, no Oceano Atlântico. A imagem foi registrada pelo espectrômetro de média resolução do Envisat e foi colorida artificialmente.





LUA: ROBÔ PERDIDO HÁ 40 ANOS VOLTA AO TRABALHO!

Utilizando informações fornecidas pela Sonda de Reconhecimento Lunar, LRO, pesquisadores da Universidade da Califórnia conseguiram com sucesso atingir o retrorefletor de raios laser do robô-explorador russo Lunokhod 1. A nave estava perdida na Lua há mais de 40 anos, mas a intensidade do pulso de retorno surpreendeu todos os pesquisadores. Durante as missões lunares realizadas nas décadas de 1960 e 1970, diversos retro refletores lasers foram instalados na superfície da Lua, tanto pelos astronautas do Projeto Apollo como pelas sondas automáticas da antiga União Soviética. Apesar de simples, até hoje os refletores são utilizados pelos pesquisadores, mas a perda da eficiência ao longo do tempo limitou os experimentos a apenas dois dos equipamentos. Com a localização do Lunokhod 1 os cientistas tem agora três dispositivos à disposição. Mais informações em: http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20100705-092410.inc

HIDROXILA EM ROCHA LUNAR DESAFIA TEORIA DA FORMAÇÃO DA LUA

Após a descoberta de água na Lua, em 2009, e da localização de gelo em uma cratera da Lua, em 2010, agora um grupo de pesquisadores acaba de identificar grupos hidroxila em uma rocha lunar. Os cientistas não encontraram exatamente água, ou seja, a molécula H2O, mas hidrogênio na forma de um ânion hidroxila (OH-) - algo como um parente próximo, ou um possível precursor da água. A rocha lunar examinada - contendo um mineral chamado apatita, um fosfato de cálcio - foi trazida para a Terra em 1971 por astronautas da Apolo 14. A hipótese mais aceita atualmente sobre a origem da Lua propõe que nosso satélite foi criado quando a Terra primitiva foi atingida por um protoplaneta do tamanho de Marte, chamado Téia. No entanto, a descoberta do radical hidroxila na apatita lunar desafia essa teoria, uma vez que ela pode ter-se formado em um ambiente que continha água, um composto volátil por excelência.

HUBBLE IDENTIFICA O QUE ERA A LUZ MISTERIOSA EM JÚPITER

Observando detalhadamente as imagens do telescópio espacial Hubble, astrônomos conseguiram uma explicação para a misteriosa luz vista em Júpiter no dia 3 de junho. Os cientistas acreditam que ela pode ser resultado de um meteoro gigante que queimou antes de chegar às nuvens mais altas do planeta, o que explicaria o fato de não haver nenhum sinal de destroços nas nuvens, como ocorreu em colisões anteriores no planeta.


SONDA ROSETTA FOTOGRAFA ASTEROIDE LUTETIA

A sonda europeia Rosetta tirou mais de 400 fotografias do asteroide Lutetia, descobrindo "um novo mundo" de acordo com responsáveis da Agência espacial europeia (ESA), que evocaram "um dia histórico". "Imagens fantásticas", que mostram crateras e numerosos detalhes, foram tiradas, congratulou-se Holger Sierks (Instituto Max Planck), responsável da câmara Osiris (Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System), que equipa a sonda.





SONDA JUNO BLINDADA PARA IR A JÚPITER

A sonda Juno será enviado para um ambiente perigoso de Júpiter com mais radiação do que qualquer outro lugar onde a NASA já enviou uma sonda espacial, com exceção do Sol. "Juno é basicamente um tanque blindado que vai à Júpiter", disse Scott Bolton, principal pesquisador da Juno, com base na Southwest Research Institute em San Antonio. "Sem o seu escudo protetor, o cérebro de Juno ficaria frito na primeira passagem perto de Júpiter." "Para os 15 meses que Juno orbitará Júpiter, a sonda terá que suportar o equivalente a mais de 100 milhões de raios-X dentais", disse Bill McAlpine, diretor do Controle de Radiação do Juno. A previsão de lançamento é em agosto de 2011.

OCULTAÇÃO DE ESTRELA PELO ASTERÓIDE ROMA
É relativamente comum um eclipse solar ou lunar. Mas a ocultação de uma estrela por um asteroide é, no mínimo, algo inusitado. Esse raro evento ocorreu em 07 de julho quando a estrela Delta Ophiuchi se apagou por cerca de sete segundos, enquanto o asteroide Roma passou entre ela e a Terra. O asteroide Roma, com diâmetro de 51 km, está localizado no Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter. A Delta Ophiuchi, a quarta mais brilhante da constelação Ophiuchi, está a 170 anos-luz da Terra - o Sol, a 8 minutos. O asteroide Roma está distante da Terra, no momento, cerca de duas vezes a distância do Sol e do nosso planeta.


CRÉDITOS: Boletim Supernova, Apollo11.com, Inovação Tecnologica, Folha Online, Terra, Expresso, AFP, NASA, ESA

COLABORARAM PARA ESTA EDIÇÃO: Ielcinis, Tralback, Denise Selmo, Maria Luisa

VSS*Boletim: há 5 anos divulgando notícias sobre o Sistema Solar. Receba gratuitamente: contato@vssbr.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...