quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ômega do Centauro: uma Jóia no Céu do hemisfério sul




Quem observa o céu e já perdeu algumas horas contemplando o aglomerado globular Ômega do Centauro não tem dúvidas de que ele é uma das mais belas jóias encravadas no firmamento. Brilhando com 3.7 magnitudes e distante mais de 17 mil anos-luz, o aglomerado contém milhões de estrelas e seu tamanho angular é similar ao da Lua cheia

Observado através de um telescópio, mesmo dos mais modestos, o cluster se revela ainda mais incrível, aparentando uma esfera densamente povoada por incontáveis estrelas brilhantes. Ômega do Centauro é um show e se ainda não o viu, não sabe o que está perdendo.

No entanto, para que os segredos desse aglomerado possam ser revelados em sua plenitude, não basta só contemplá-lo. É preciso ir mais a fundo e estudá-lo. Para isso os astrônomos usam a potência dos poderosos telescópios profissionais, capazes de desvendar ainda mais os mistérios que existem por trás de tanta beleza.

A composição acima é uma coleção de dados captados pelo Imageador de campo Largo (WFI) montado no interior do telescópio Max-Planck, de 2.2 metros de diâmetro. O instrumento opera no Observatório de La Silla, construído sobre as áridas montanhas do deserto de Atacama, no Chile. A cena mostra o aglomerado Ômega do Centauro, o mais massivo aglomerado da Via-Láctea, com 150 anos-luz de diâmetro e mais de 10 milhões de estrelas em seu interior.

História
Ômega do Centauro é observado há centenas de anos e tanto o antigo astrônomo grego Ptolomeu e mais tarde Johann Bayer catalogaram o aglomerado como uma estrela. Apenas no século 19 o astrônomo John Frederick William Herschel (filho do descobridor de Urano) percebeu que Ômega do Centauro era na verdade um aglomerado globular.

Em tempo: Aglomerado globular, ou simplesmente aglomerado, é o nome que se dá a um tipo de aglomerado estelar cujo formato visual é esférico, com interior muito denso e rico em estrelas antigas, mantidas unidas pela força da gravidade. Normalmente se localizam longe do plano da galáxia e muitas vezes no distante espaço intergaláctico.

Os aglomerados globulares são alguns dos mais antigos agrupamentos estelares e podem ser encontrados nos halos que circundam algumas galáxias, entre elas a própria Via Láctea. A idade aproximada de Ômega do Centauro gira em torno de 12 bilhões de anos.

Um impostor?
Pesquisas recentes de Ômega do Centauro sugerem a existência de um buraco negro de tamanho médio em seu centro. Observações feitas pelo telescópio Hubble e pelo Observatório Gemmini mostraram que as estrelas mais próximas ao centro do aglomerado se movem de maneira diferente da usual, o que segundo os astrônomos é causado pelo efeito gravitacional produzido por um massivo buraco negro 40 mil vezes maior que nosso Sol.
A presença desse buraco negro é uma das razões que fazem os cientistas suspeitarem de que Ômega do Centauro seja na verdade um impostor. Alguns pesquisadores acreditam que o aglomerado seja de fato o coração de uma galáxia anã, destruída após se chocar com a Via-Láctea. Outra evidência aponta para a existência de diversas gerações de estrelas presentes no aglomerado - o que contraria a regra de que um típico aglomerado seja composto somente de estrelas formadas ao mesmo tempo.

A verdade sobre o Ômega do Centauro está para ser revelada. Seja qual for, o aglomerado continuará sendo, por muitos e muitos anos, uma das mais belas jóias existentes no céu do hemisfério sul. Se ainda não viu, não sabe o que está perdendo!

Foto: Aglomerado Globular Ômega do Centauro, com mais de 10 milhões de estrelas é o mais massivo aglomerado da Via-Láctea. Imagem captada com a câmera WFI, pertencente ao ESO - European Organisation for Astronomical Research in the Southern Hemisphere. Crédito ESO/EIS.

Fonte: Site Apolo11 - http://www.apolo11.com/
http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20081203-084725.inc


Omega Centauri: una joya en el cielo del sur
Fuente: Sitio Apolo11 - http://www.apolo11.com/
Tradution Google Tradutor

¿Quién vigila el cielo y ya ha perdido algunas horas contemplando el cúmulo globular Omega Centauri no tiene dudas de que es una de las joyas más hermosas en el cielo atascado. Brillando con magnitud 3,7 y mucho más de 17 mil años luz, el cúmulo contiene millones de estrellas y su tamaño angular es similar a la de la Luna Llena

Observado a través de un telescopio, incluso los más modestos, el clúster es aún más increíble, parece una bola densamente pobladas por infinidad de estrellas brillantes. Omega Centauri es un espectáculo y si no lo han visto, no sabes lo que te pierdes.

Sin embargo, para los secretos de este grupo puede ser revelado en su plenitud, no sólo basta con ver la misma. Debemos ir más lejos y estudiarlo. Para que los astrónomos utilizan el poder de los telescopios profesionales de gran alcance, capaz de descubrir más misterios que hay detrás de tanta belleza.

La composición de arriba es una colección de datos capturados por el Wide Field Imager (WFI) montado en el interior del telescopio Max-Planck, 2,2 metros de diámetro. El instrumento funciona en el Observatorio La Silla, construido en las montañas áridas del desierto de Atacama en Chile. La escena muestra el grupo de Omega Centauri, el grupo más masivas de la Vía Láctea, con 150 años luz de diámetro y más de 10 millones de estrellas en su interior.

Historia
Omega Centauri es observado por cientos de años y tanto el astrónomo griego Ptolomeo antigua y más tarde Johann Bayer el grupo catalogado como una estrella. Sólo en el siglo 19 el astrónomo John Frederick William Herschel (hijo del descubridor de Urano) señaló que Omega Centauri era de hecho un cúmulo globular.

Con el tiempo, globulares, o grupo, simplemente es el nombre dado a un tipo de cúmulo estelar cuyo formato es visual interior esférica muy densa y rica en antiguas estrellas, unidas por la gravedad. Por lo general, situados fuera del plano de la galaxia y, a menudo distantes en el espacio intergaláctico.

Los cúmulos globulares son algunas de las más antiguas agrupaciones de estrellas y se pueden encontrar en los halos alrededor de algunas galaxias, incluyendo la propia Vía Láctea. La edad aproximada de Omega Centauri es de unos 12 millones de años.

Un impostor?
Recientes encuestas de Omega Centauri sugieren la existencia de un agujero negro de tamaño mediano en el centro. Observaciones con el telescopio Hubble y el Observatorio Gemmini mostró que las estrellas más cercanas al centro de la mudanza de clúster diferente de lo habitual, que los astrónomos es causada por el efecto gravitatorio producido por un agujero negro masivo 40 000 veces más grande que nuestro Sol. .

La presencia de este agujero negro es una de las razones por las que los científicos sospechan que el Centauro Omega es en realidad un impostor. Algunos investigadores creen que el grupo es en realidad el corazón de una galaxia enana, que fue destruida después de colisionar con la Vía Láctea. Otros puntos de evidencia para la existencia de varias generaciones de estrellas presentes en el grupo - que contradice la regla de que un grupo típico se compone sólo de estrellas se formaron al mismo tiempo.
La verdad acerca de Omega Centauri está a punto de ser revelado. Lo que sea, el grupo seguirá siendo, durante muchos años, una de las joyas más hermosas disponibles en el cielo del sur. Si no lo han visto, no sé lo que te pierdes!

Foto: cúmulo globular Omega Centauri, con más de 10 millones de estrellas es el grupo más masivas de la Vía Láctea. Imagen capturada con la cámara de WFI pertenecientes a ESO - Organización Europea para la Investigación Astronómica en el Hemisferio Sur. ESO de crédito / EIS.

Colaboração Adriano Remorini Tralback

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...