quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Supercontinente sofreu rotação na superfície terrestre, dizem geólogos

Movimento em 'Gondwana' teria ocorrido há 525 milhões de anos.    Ângulo descrito durante o fenômeno teria sido de 60 graus.

Geólogos da Universidade Yale, nos Estados Unidos, afirmam que o supercontinente Gondwana, integrante da parte sul da Pangea, sofreu uma rotação de 60 graus na superfície terrestre durante o começo do período Cambriano, há 525 milhões de anos.

A Pangea representou o único continente da Terra no passado. Com o passar dos anos, a configuração atual das superfícies sólidas do planeta foram, pouco a pouco, tomando o formato atual.

Segundo o estudo, a posição do Brasil teria sido alterada bruscamente, saindo de perto da região onde hoje se encontram os pólos geográficos do planeta em direção à região tropical. Movimentos como esse tiveram influência nos níveis dos oceanos e nas concentrações de carbono.

A descoberta é tema da edição de agosto da revista Geology. O time de pesquisadores estudou o registro paleomagnético da Bacia de Amadeus, na Austrália, pertencente a Gondwana no passado. Com base nadireção da magnetização de rochas antigas, foi possível estimar a rotação sofrida por Gondwana durante o Cambriano.

Agumas regiões apresentaram taxas de variação de, pelo menos, 16 cm por ano. Atualmente, as mudanças mais rápidas se dão a uma velocidade de 4 cm em doze meses.

Para os geólogos, o fenômeno pode ser tanto fruto do movimento de placas tectônicas quanto uma alteração nos pólos geográficos da Terra, fruto do deslocamento da parte sólida do planeta, abaixo dos oceanos.
Esse "vagar" dos pólos não deve ser confundido com a precessão ou a nutação, ambos movimentos do planeta nos quais o eixo de rotação é alterado, de forma imperceptível no cotidiano.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...