quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Chuva de estrelas marcou a Noite de São Lourenço italiana


 Perseiadas - também chamadas de Lágrimas de São Lourenço
Os italianos participam ontem da tradicional "Noite de São Lourenço", quando em todo o país foi possível ver uma chuva de estrelas como em nenhum outro dia do ano. Organizada pelo movimento ecológico LIPU-Birdlife Itália (Liga Italiana Proteção Pássaros), este ano a "noite das estrelas" teve um espetáculo a mais, pois poderá ser acompanhada em locais ecológicos onde a natureza ainda é virgem.
A LIPU preparou sete "oásis", alguns em reservas naturais, onde no escuro e no silêncio os interessados, com o auxilio de guias, poderão viver a emoção da noite mais espetacular do ano na Itália.

Na noite de São Lourenço, a Terra atravessa a órbita de um antigo cometa, o Swift-Tuttle, cujos fragmentos entram na atmosfera a 40 quilômetros por segundo, se incendeiam e deixam uma estrela luminosa, fenômeno conhecido como estrela cadente.

Nestas noites de agosto, na Itália é possível observar ao entardecer, olhando para oeste, que Vênus, Marte e Saturno, formam um pequeno triangulo no céu.

O fenômeno já serviu de inspiração para a produção de um filme pelos irmãos Taviani, "A noite de São Lourenço" de 1982, que recria um fato trágico da resistência do movimento partisão contra os fascistas e nazistas em 1944.

A chuva de estrelas, chamada também de "Lágrimas de São Lourenço" porque o fenômeno coincide com o aniversário da morte do santo, 10 de agosto, é visível já a partir do dia anterior e durante toda a semana.

Neste ano, o momento mais intenso é previsto para o dia 13 de agosto.

Os locais naturais abertos para este evento "são áreas ainda integras do ponto de vista da natureza, privadas de contaminação luminosa das áreas urbanas", explicou Ugo Faralli, responsável pela organização destes lugares de observação pela LIPU.

Faralli adiantou que "será uma forma emocionante de passar uma noite na natureza, envolvidos pelos cantos dos pássaros noturnos e maravilhados pelo espetáculo que, se as nuvens permitirem, o céu estrelado nos oferecerá".
Alguns locais preparados pela LIPU ficam no centro norte da Itália, como a Laguna de Veneza, e os municípios de Arcola e Bianello. Também nas reservas naturais de Chiarone, Lago Massaciuccoli e o Lago de San Luce.

No sul, em Casacalenda na província de Campobasso, haverá um local para a observação, que é também o habitat natural de dezenas de espécies de mariposas noturnas, e outro oásis fica em Gravinia di Laterza, na província de Taranto.

Extraído de www.ansa.it/www.italianos.it 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...