domingo, 17 de fevereiro de 2008

Astrônomos descobrem a galáxia mais distante do Universo

Plantão | Publicada em 13/02/2008 às 14h48m

EFE WASHINGTON - Astrônomos americanos descobriram através dos telescópios espaciais Hubble e Spitzer da Nasa o que poderia ser uma das galáxias mais distantes já vistas. Sua formação ocorreu há mais de 12,8 bilhões de anos, segundo os pesquisadores. Acredita-se que a galáxia, denominada A1689-zD1, foi formada 700 milhões de anos depois do nascimento do Universo.
As imagens da galáxia serão usadas para estudar os anos de formação do nascimento das galáxias e sua evolução. Elas mostram a A1689-zD1 em um momento de transformação na "idade escura", pouco depois do "big bang", mas antes que se formassem as primeiras estrelas. As atuais teorias indicam que a "idade escura" começou cerca de 400.000 anos depois do "big bang".
- Ficamos surpreendidos quando descobrimos essa jovem e brilhante galáxia que se remonta a 12,8 bilhões de anos. São as imagens mais detalhadas de um objeto tão distante tiradas até agora - indicou o astrônomo Garth Illingworth, da Universidade da Califórnia e membro da equipe de pesquisadores.
 
 
Posted by:
Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
observatorio.monoceros@gmail.com
 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...