domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cazaquistão abandona projeto de laboratório russo para a ISS

16/02/2008 - 13h19 - da Efe, em Moscou
O Cazaquistão anunciou neste sábado que vai abandonar provisoriamente o projeto de construção de um laboratório russo para a ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), com o objetivo de preparar seu próprio programa espacial.
A decisão foi anunciada pelo chefe da Agência Espacial Nacional do Cazaquistão, Talgat Musabayev, citado pela agência russa "Interfax".
Musabayev afirmou que as autoridades cazaques pensaram que se transformariam automaticamente em 'participantes da construção da ISS" quando passaram a fazer parte do projeto, em 2005. O chefe da agência espacial cazaque disse que isso não aconteceu e que, por esse motivo, não faria sentido "investir dinheiro no módulo russo para não obter quase nada em troca".
Musabayev, ex-astronauta da ISS e da estação espacial russa Mir, acrescentou que o Cazaquistão "planeja construir sua própria nave espacial de pesquisa".
Além disso, adiantou que seu país deve se unir em 2009 ao projeto de construção do primeiro observatório espacial internacional.
A ISS é uma empresa conjunta de cuja construção, a um custo de mais de US$ 100 bilhões, participam 16 países. Orbitando a cerca de 400 quilômetros de altura, a estação poderá observar os fenômenos geológicos e meteorológicos em quase 85% da superfície terrestre.
Posted by:
Lucimary Vargas
Além Paraíba-MG-Brasil
observatorio.monoceros@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...