domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cientistas descobrem sistema planetário similar ao nosso

Agência Ansa

A 5 mil anos luz da Terra existe um sistema planetário similar ao nosso Sistema Solar, revelou uma descoberta, publicada na revista Science, feita por um grupo internacional de pesquisadores composto por cientistas de 11 países.

O sistema é composto por dois planetas gigantes gasosos, mas menores (similares a Júpiter e Saturno em dimensão e distância de sua estrela) com relação à maioria dos mais de 200 planetas extra-solares descobertos até hoje. A estrela também é muito pequena, cerca da metade do Sol. Trata-se de um sistema solar em miniatura.

O que torna excepcional a descoberta é a técnica sofisticada com que foi feita: a "lente gravitacional", fenômeno que se verifica quando a luz de uma estrela distante da Terra é desviada e focalizada pelo campo gravitacional de uma estrela mais próxima, transformando-se em uma verdadeira lente que repete a imagem da estrela distante.

Dos planetas extra-solares descobertos até o momento, estes são o quinto e o sexto descobertos com esta técnica.

É também singular o fato de que os planetas extra-solares conhecidos são geralmente solitários, enquanto que encontrar dois ou mais planetas que giram ao redor da mesma estrela é muito raro.

"O novo sistema lembra a nossa família planetária, visto que os relatórios dimensionais, de massa e temperatura são similares àqueles de Júpiter e Saturno", revelaram Mario Di Sora e Franco Mallia, respectivamente diretor e vice-diretor do observatório de Campo Catino, na Itália, que participou do projeto.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...