domingo, 17 de fevereiro de 2008

Lua de Saturno tem fonte de hidrocarbonetos superior a todas as reservas de petróleo e gás da Terra

Publicada em 14/02/2008 às 11h08m
EFE ''Piscina'' deTitã, lua de Saturno - JPL/Nasa
RIO - A lua Titã, de Saturno, possui reservas de hidrocarbonetos superiores a todas as de petróleo e gás natural conhecidas na Terra, segundo observações realizadas pela sonda Cassini, revelaram o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa e a Agência Espacial Européia (ESA).
Segundo cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, esses hidrocarbonetos literalmente chovem naquele mundo e formam grandes depósitos em forma de lagos e dunas.
- Titã esta coberta por material que contém carbono. É uma gigantesca fábrica de materiais orgânicos - afirmou Ralph Lorenz, membro da equipe de cientistas que controla as operações do radar da Cassini no laboratório. - Essas enormes jazidas de carbono são uma importante janela para a geologia e a história meteorológica da lua Titã - acrescentou.
A temperatura média em Titã é de 179 graus Celsius abaixo de zero e em vez de água, sua superfície está coberta por hidrocarbonetos na forma de metano e etano.
Superfície de Titã, lua de Saturno - JPL/NasaAté agora, a Cassini realizou uma prospecção de 20% da superfície da lua Titã, e foram observados centenas de lagos e mares. Segundo a Nasa, cada uma das várias dúzias desses corpos "líquidos" contém mais hidrocarbonetos que todas as reservas de gás e petróleo conhecidas na Terra.
Além disso, suas dunas contêm um volume de materiais orgânicos centenas de vezes maior que as reservas de carvão da Terra.
- Esses cálculos se baseiam nas observações dos lagos das regiões polares setentrionais. Acreditamos que no sul podem ser similares - assinalou Lorenz.
A missão da Cassini é um projeto conjunto da Nasa, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial Italiana.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...