domingo, 17 de fevereiro de 2008

China perdeu 10% de suas florestas devido a onda de frio

Publicada em 09/02/2008 às 15h28m
O Globo OnlineEFE A neve cobriu áreas extensas no sodoeste da China - Reuters
PEQUIM - Mais de 17,3 milhões de hectares de floresta na China, cerca de 10% do total no país, foram destruídos pela onda de frio e nevascas que levou o caos ao centro e sul do país.
Junto com os números, divulgados neste sábado pela agência de notícias estatal "Xinhua", a Administração Estatal de Florestas advertiu que algumas florestas pouco acostumadas a baixas temperaturas, como as de bambu, ficaram "gravemente destroçadas".
Dezoito divisões administrativas do país (de um total de 30) sofreram perdas nas florestas, e nas mais afetadas até 90% das matas ficaram "arruinadas", segundo as informações. Embora a Administração não tenha apresentado números sobre perdas econômicas, relatórios anteriores da instituição estimavam os danos, no final de janeiro, em US$ 2,5 bilhões apenas no setor florestal.
Veja aqui imagens do caos e dos estragos provocados pelas nevascas Para a recuperação das florestas perdidos, a Administração iniciará na primavera uma campanha de plantação, mas já advertiu aos governos locais que controlem a poda indiscriminada de árvores nas próximas semanas. As autoridades florestais temem que, com o caos criado pelas nevascas, moradores tentem se aproveitar para desmatar as florestas para vender madeira, alegando que as árvores caíram devido ao mau tempo.
Por outro lado, a Administração também advertiu que as árvores que caíram devem ser retiradas imediatamente, já que o excesso de madeira seca nas zonas florestais poderia aumentar o risco de incêndios no verão.
A onda de frio também pode ter causado a morte de diversas aves migratórias no sul do país, algumas delas pertencentes a espécies em risco de extinção. As nevascas mataram mais de 14 milhões de aves de granja e de cerca de 1,5 milhão de porcos, vacas e cordeiros.
Mais de 60 pessoas morreram desde o início das nevascas. Os estragos provocados pelo clima prejudicaram a comemoração do Ano Novo na China, que segue o calendário lunar. As celebrações para a chegada do Ano do Rato começaram com parte do país às escuras.
Assine O Globo e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...